Imprimir
Pesquisa vai reunir dados para implantação de programas de apoio acadêmico


Começa hoje o levantamento de dados para a pesquisa que irá traçar o perfil socioeconômico e cultural do estudante da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat. Em Cáceres, os primeiros a responder os formulários serão os acadêmicos dos cursos de História, Geografia e Matemática, no campus “Jane Vanini”, às 19h. Os Câmpusde Sinop, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Alto Araguaia, Barra do Bugres e Pontes e Lacerda também participam da pesquisa.


A iniciativa tem apoio da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) e dos centros acadêmicos da Unemat.


A pesquisa dará suporte técnico-científico na implantação de programas de apoio e assistência estudantil. Ações desenvolvidas pelas Coordenadorias de Assuntos Comunitários e Estudantis – vinculada à pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e de Avaliação Institucional - ligada à pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prpdi).


Com a proposta de reunir dados que permitam traçar um perfil do estudante dentro de uma perspectiva regional, a pesquisa vai avaliar aspectos do dia-a-dia que possam interferir no seu desempenho acadêmico. “Se as condições de vida de um estudante não permitem que ele permaneça no curso, é importante conhecer as razões dessa situação”, avalia Danny Kelso Tejada, acadêmico do 3º semestre de Biologia.


Na manhã de quinta-feira, 27, às 19h, estudantes dos cursos de Direito, Computação, Agronomia e Ciências Contábeis irão responder ao questionário. À noite, 19h, é a vez de Kelso e um grupo de acadêmicos dos cursos de Biologia e Pedagogia. No dia 1º de dezembro, o curso de Letras encerra a etapa de coleta de dados. Os estudantes que respondem ao questionário foram selecionados por meio de um sorteio entre os matriculados nos cursos.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social