Imprimir
<b>Unemat discute apresentação de dois novos projetos de mestrado na área de Letras</b>

Após ter um projeto de Lingüística aprovado junto Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD-Amazônia), em agosto deste ano, a Unemat estuda a viabilidade de apresentar mais duas propostas de mestrado na área de Letras: em "Literatura", com sede em Sinop, a ser submetido ao próximo edital Procad, e em “Estudos Literários”, como novo programa institucional ofertado em Tangará da Serra.

Cerca de 20 professores doutores vindos de diferentes campi da Unemat, representantes das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), de Ensino de Graduação (PROEG) e do Instituto de Linguagem (IL) estiveram reunidos ontem (03.09) na Sede Administrativa da Unemat para definir ações para o fortalecimento e estruturação da pós-graduação nesta área do conhecimento.

Na ocasião, ficou definida a constituição de duas comissões para elaborar as novas propostas. Compõem e equipe responsável pela construção do projeto de “Literatura” os doutores Rosana Rodrigues (Sinop), Aroldo José Abreu Pinto (Alto Araguaia) e Agnaldo Rodrigues (Tangará da Serra).

Já pela submissão de novo curso de mestrado à Capes, estão à frente as professoras Walnice Vilalva (Tangará da Serra) e Vera Maquêa (Cáceres). O programa em “Estudos Literários” deverá se estruturar nas linhas de pesquisa: “Literatura Comparada” e “Teoria Crítica Literária”. Walnice explica que apesar dos cursos terem como sede Sinop e Tangará, vão contar com doutores de todos os locais onde a Unemat oferta curso de Letras. “Temos que aproveitar essa estrutura multi-Câmpusda Universidade e agregar nossos pesquisadores”, explica.

PROCAD-Amazônia:

O PROCAD já aprovado em Lingüística tem como coordenadora a professora Dr. Olímpia Maluf Souza. O Programa prevê quatro anos para o desenvolvimento de atividades e ações necessárias para a estruturação de mestrado na Unemat, contando nos primeiros anos, com a parceria da Unicamp, Instituição com grande experiência na área.

O projeto receberá um investimento de R$ 250 mil do Governo Federal para ações integradas, que ampliem a produção científica dos professores, com publicações, participação em bancas, promoção de eventos e missões de docência. De acordo com Olímpia, na próxima semana haverá reunião com professores da Unicamp para iniciar as ações. “A meta é que o novo programa de mestrado em Lingüística possa ter edital divulgado em 2008, com a primiera turma para início de 2009”.

Nesse edital PROCAD da Capes para as IES da Amazônia Legal, a Unemat teve três propostas aprovadas. São elas: “Ciências Ambientais” em cooperação com a UFSCar, “Educação” em parceria com a UFSC e “Lingüística” com Unicamp.

O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica é uma ação vinculada ao 'Acelera Amazônia' e prevê a implantação de redes de cooperação acadêmica para estruturação e criação de novos cursos de pós-graduação na região Norte e em Mato Grosso.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Por: Coordenadoria de Comunicação Social