Imprimir
<b> Jornada</b>-Atividades nas escolas públicas e particulares terminam nesta sexta-feira

Terminam amanhã (31) as atividades de palestras nas escolas públicas em particulares de Cáceres. As palestras integram a programação da I Jornada de Conscientização e Ações para Preservação do Rio Paraguai.

O evento é uma promoção da Unemat por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) juntamente com as pró-reitorias de Ensino e Graduação(Proeg)e Pesquisa e Pós-graduação(Prppg) e Campus Universitário Jane Vanini e conta com a parceria de entidades governamentais estaduais e municipais, sociedade civil organizada e empresas.

As palestras envolvem cerca de 150 voluntários entre equipes de logística e de palestrantes e estão sendo realizadas em 33 escolas públicas e particulares do município. De acordo com a professora da Unemat Leila Cristiane Delmadi , Coordenadora de Desenvolvimento Sócio-cultural da Proec e Coordenadora Geral do evento, as escolas foram selecionadas a partir de um levantamento realizado em parceria com a Secretaria de Municipal de Educação e objetivou contemplar as micro-regiões como bairros e comunidades do município.

As palestras têm como tema central a Educação Ambiental ficando sob a responsabilidade dos grupos de palestrantes, formados por acadêmicos voluntários de diversos cursos da Unemat, a escolha da metodologia de trabalho. Em todas as palestras está sendo exibido um dvd contendo o documentário sobre o Córrego Sangradouro , produzido pela Coordenadoria de Comunicação da Unemat, por meio da TV Taimã; imagens dos prejuízos causados pela enchente ocorrida em janeiro deste ano no município e matérias jornalísticas que enfocaram esse tema em nível nacional. O material está sendo cedido para escola para futuros trabalhos.

O público-alvo das palestras são crianças e adolescentes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Na tarde de hoje(29) a Escola Estadual “Desembargador Gabriel Pinto de Arruda” foi uma das instituições de ensino que receberam a equipe de palestrantes. Cerca de 50 alunos de 13 a 15 anos participaram da atividade. A equipe de palestrantes, formada por alunos dos cursos de Pedagogia, Letras, Agronomia e Biologia, trabalharam com alunos o tema lixo.

O evento

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade local para necessidade da preservação dos recursos hídricos, em especial o Rio Paraguai,a jornada oferta , além das palestras nas escolas públicas e privadas, seminários e debates proporcionados pelas mesas-redondas com a participação dos pesquisadores do quadro docente e discente da instituição que estão discutindo temas relacionados com a conservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Também estão sendo realizadas distribuições de materiais de divulgação como folder e fixação de placas informativas alertando sobre os prejuízos causados pela poluição e a necessidade de se cuidar do maior patrimônio da população cacerense, o Rio Paraguai

Conferências

Na sexta-feira(31)as conferências serão realizadas durante o período da manhã e da tarde no auditório Professor Levy Alt, localizado no Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Unemat(Emaj). A noite será destinada a programação cultural na Praça Barão do Rio Branco, centro histórico de Cáceres , com apresentações culturais e feira de artesanato que estará comercializando os produtos dos artesãos integrantes da Associação Dos Artesãos De Cáceres e da Unitrabalho.

O mutirão de limpeza das margens do Rio Paraguai marcará o encerramento da programação da jornada no sábado (1ºsetembro).Paralelamente estará acontecendo a exposição de artesanatos na praça Barão do Rio Branco em Cáceres e o Seminário da Unitrabalho.

Elaine Tortorelli- Coordecom/ Unemat

Por: Coordenadoria de Comunicação Social