Imprimir
Pesquisadora fala ao MT Rural sobre soluções para manter o peso do gado durante a seca

Pesquisadora do curso de Agronomia da Unemat em Cáceres, Fabiana Villa Alves, falou ao programa MT Rural sobre as vantagens de utilizar pastagem rotacionada, que ajuda a manter o gado gordo mesmo nesta época seca do ano. A matéria foi ao ar nesse final de semana (05.08), na TV Centro América.

Fazendeiros em Cáceres estão aplicando a técnica para manter peso do gado: a propriedade é dividida em lotes e em cada um é plantado um tipo de pasto e o rebanho separado fica nele por um determinado período de tempo. Com o período da seca, o capim também perde nutrientes. Por isso, é utilizada também a estratégia da suplementação.

“Temos que suplementar com a parte protéica, para ter um balanceamento da dieta oferecida ao animal. Então, no cocho de suplementação, o produtor deve colocar uma ração, de acordo com o que encontrar na região. O produtor terá que avaliar os custos e benefícios da suplementação. No caso da ração em Cáceres, foram colocados farelo de algodão, cascas de soja, torta de algodão, caroço de algodão e milheto”, explicou a zootecnista Fabiana Villa Alves.

A professora Fabiana, com doutorado em Ciência Animal e Pastagem, afirma que este é também tema de projeto de pesquisa submetido recentemente à Fapemat.

Danielle Tavares-Coordecom/Unemat, fonte: TVCA.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social