Imprimir
Teve início Fórum de pesquisa em Linguagem
Abertura oficial do Fórum de Pesquisa em Linguagem, realizado em Cáceres

Teve início hoje pela manhã (30.07) o Fórum de Pesquisa em Linguagem que se estenderá até amanhã, no Museu da Unemat em Cáceres. O evento promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (Cepel) tem por objetivo dar continuidade às ações rumo a implementação do Mestrado em Linguagem.

Na abertura do evento, o Reitor da Unemat Taisir Karim, lembrou que a Unemat começou suas atividades há 29 anos com a implantação do curso de Letras em Cáceres. “Hoje trabalhamos para consolidar cada vez mais nosso trabalho e inserir a Universidade no cenário nacional”. Nesse sentido, ressaltou a importância de grupos de pesquisa fortes. “Esperamos ter, no final deste evento, a proposta do mestrado institucional em Linguagem”, disse.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva, afirmou que a instituição une esforços para que diferentes projetos sejam aceitos. “No último edital a Unemat submeteu cinco propostas de novos cursos de mestrados à Capes, em diferentes áreas do conhecimento. Destas, uma foi aprovada”. De acordo com resultado divulgado na última semana “Biologia e Conservação” será o novo mestrado da Unemat, ofertado em Nova Xavantina. “Esperamos que a próxima proposta aprovada saia deste grupo”, completou.

O Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Antônio Carlos Camacho, reafirmou que a instituição ouve as demandas das Universidades. “Dentro do possível, procuramos atender todas a reivindicações. Até o ano passado, a Fundação disponibilizava mais bolsas do que a Unemat demandava. Agora, com aumento da qualificação, essa oferta não é mais suficiente para suprir toda a necessidade. Isso mostra como a Unemat está crescendo”, afirmou.

Programação:

Após abertura oficial do Fórum, houve mesa redonda com o tema “As pesquisas em linguagem no Brasil e a pós-graduação: desafios e perspectivas”, com as consultoras Dra. Mariza Vieira (UCB), Tania Clemente de Souza (UERJ), Dra. Monica Zoppi e Dra. Silvana Serrani (ambas da Unicamp)

À tarde está prevista reuniões por Grupos de Tabalhos (GTs), divididos de acordo com as áreas temáticas, que são: “Instituição, escrita e subjetividade”, “Linguagem e fronteira”, “Linguagem e diversidade lingüística”, “Estudos lingüísticos e povos indígenas” e “Linguagem e tecnologia”. Amanhã (31.07), haverá socialização dos encaminhamentos tomados pelos Grupos de Trabalho e assinatura de termo de compromisso.

Participam do evento, pesquisadores de todos os campi onde a Unemat oferta curso de Letras e interessados nas proposições temáticas dos GTs.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Por: Coordenadoria de Comunicação Social