Imprimir
Câmara municipal de Cuiabá presta homenagem à classe artística


O artista plástico e produtor cultural Benedito Amaro Dias recebeu ontem uma homenagem da Câmara Municipal de Cuiabá, juntamente com outros 20 artistas, condecorados com a medalha “Mestre Inácio” (Inácio Constantino Cerqueira) maestro e tocador de lira falecido em 1979. Cuiabano do bairro Araés, Amaro reside em Cáceres desde 1995, e na Unemat é consultor de projetos culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec).


De acordo com Amaro, a homenagem é importante e incentiva ações de divulgação e resgate dos valores culturais de Mato Grosso, além de servir como estímulo à continuidade dos projetos. “Procuro retratar o Estado em minhas obras, dando ênfase a aspectos regionais da nossa cultura”, diz.


O vereador Dito Fiscal (PP) disse que a medalha entregue aos artistas é um reconhecimento do legislativo municipal as pessoas que fazem da cultura o seu dia-a-dia. “O vereador tem a oportunidade de indicar anualmente uma pessoa envolvida com a cultura, hoje o homenageado foi o Benedito Amaro”, confirma.


Ao fim do ato público, artistas reuniram-se no salão do Palácio Paschoal Moreira Cabral e improvisaram uma roda de viola-de-cocho, alguns dançaram e houve espaço também para breves protestos. “Não se vê um plantador de soja doar seu produto, mas o artista tem que doar o seu trabalho. Sendo que há custos envolvidos no desenvolvimento de seus conhecimentos”, sintetizou um dos artistas.


Para o produtor cultural uma das formas de aprimorar o trabalho é por meio da pesquisa. “A história de Cáceres, por exemplo, é muito rica e interessante. A cidade deveria possuir espaços apropriados de divulgação da sua cultura, isso ajudaria no próprio desenvolvimento do turismo na região”, avalia.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social