Imprimir
DCE Livre Paulo Freire da Unemat tem novo presidente

A chapa Ação e Indepedência ganhou as eleições para o Diretório Central dos Estudantes da Unemat no último dia 30. Dos 1.339 votantes, 1.134 optaram pela mesma nos Câmpusde Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Alto Araguaia. Atualmente o DCE Livre Paulo Freire, que fica no campus de Cáceres, agrega essas quatro localidades. Já os outros campi, cada um tem seu diretório. Composta por 22 membros, representantes dos diversos cursos da Instituição, a chapa tem como presidente Emmanuel Santinho, acadêmico de História de Cáceres.

Entre as propostas de atuação estão: incentivo aos eventos culturais, artísticos, e sociais, dentro e fora da Universidade; luta pela autonomia, gratuidade e pelo voto universal; continuidade no processo de descentralização do DCE; incentivo à organização dos centros acadêmicos; desenvolvimento de uma política estudantil voltada para o acadêmico e a Instituição; construção de fóruns de discussões em relação à Universidade e à sociedade e transparência da gestão no DCE.

De acordo com o presidente a chapa buscará ainda o cumprimento da lei da meia entrada, a confecção de carteiras de identificação estudantil; efetivação de convêncios com o comércio, que traga benefício aos estudantes, lutar pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão e incentivar a participação de acadêmicos em encontros e congressos.

“Queremos que todos os acadêmicos ajudem a construir políticas, somando forças, faremos uma gestão democrática”, informa Santinho. A chapa Ação e Independência tem um ano para executar suas propostas de campanha. Emmanuel lembra ainda que sem o apoio de todos os alunos não teria tido a chance de batalhar e colocar em prática o que acredita ser melhor para toda comunidade acadêmica.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social