Imprimir
<b>Carta aberta do governador aos pesquisadores</b>

A Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação comunica aos pesquisadores a carta aberta divulgada nesta terça-feira (28) pelo governador Blairo Maggi que pode ser conferida na íntegra:

Carta aberta aos Pesquisadores e Dirigentes de Instituições de Pesquisa e Ensino Superior de Mato Grosso

Senhores Pesquisadores e Dirigentes

Comunico a todos que nunca foi minha intenção diminuir os recursos de investimentos em pesquisa em Mato Grosso. Ao longo de minha vida sempre tive a plena consciência de que, sem investimentos na produção de conhecimento não há como uma sociedade ser soberana em seus caminhos de desenvolvimento. Ao enviar à Assembléia Legislativa o Projeto de Lei Complementar nº 35/06, com seu Artigo 43 (Mensagem nº 63), minha intenção foi a de tornar mais eficientes os gastos públicos, notadamente no que se refere às atividades administrativas.

Ao ser alertado pela equipe da SECITEC (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia) e pelas inúmeras mensagens que recebi diretamente da comunidade acadêmica de que poderia haver risco de descontinuidade de ações e risco de maior dificuldade para a captação de recursos federais, revi minha posição.

Neste contexto, a FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso) fará parte do Núcleo Sistêmico de Planejamento e Tecnologia, mas manterá sua personalidade Jurídica de Fundação Pública, autônoma, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITEC). Não foi e nunca será desejo deste Governo provocar retrocesso na área de ciência e tecnologia, pois reconhecemos seu papel na construção de um Estado mais justo, democrático e soberano.

Blairo Borges Maggi

Governador de Mato Grosso

Palácio Paiaguás, 28 de novembro de 2006.

Redação Secom-MT

Por: Coordenadoria de Comunicação Social