Imprimir
<b>Comunidade acadêmica elege nesta quinta-feira novo reitor da Unemat</b>

Acadêmicos, funcionários e professores da Universidade do Estado de Mato Grosso elegem nesta quinta-feira (21) o novo reitor e vice-reitor que estarão a frente da instituição pelos próximos quatro anos. A eleição acontece nos Câmpuse núcleos pedagógicos tendo 88 urnas em 70 cidades diferentes do estado de Mato Grosso.

O processo de votação começa às 8h e segue até às 22 horas no horário de Mato Grosso. Na Unemat o processo eleitoral segue o padrão de voto universal, onde todos os votos têm o mesmo peso. A comissão eleitoral da Unemat estima que cerca de 14 mil pessoas estão aptas a votar nessas eleições. Tanto acadêmicos dos cursos regulares, turmas for de sede, Ensino à Distância, Parceladas, Terceiro grau indígena, alunos dos cursos de pós-graduação latu sensu e stricto sensu, professores e funcionários efetivos e contratados têm direito a voto.

A presidente da comissão eleitoral, Nilce Maria da Silva, explica que as pessoas devem levar um documento de identificação com foto para votar. Assim que terminar que o processo de votação, as comissões eleitorais e as sub-comissões começam a apuração dos votos. “Estamos seguindo o edital nº 01/2006 e também a legislação eleitoral vigente no país como foi proposto e discutido no Conselho Universitário (Consuni), conforme as leis nº. 4.737/65 do Código Eleitoral Brasileiro e também a lei n.º 9.504/97”, explica. Para fins de eleição, o edital prevê que em caso de chapa única, serão necessários 50% mais um para garantir a eleição dos votos válidos.

A expectativa da comissão eleitoral é que o resultado oficial para eleição de reitor e vice-reitor da Unemat só seja conhecido na segunda-feira (25), isso porque haverá urnas em municípios distantes como Vila Rica, e para fecha o resultado é preciso esperar a ata de votação e apuração. A posse dos candidatos eleitos será no dia 02 de outubro deste ano.

Lygia Lima – Assessoria Unemat

Por: Coordenadoria de Comunicação Social