Imprimir
Índios se caracterizam para colação de grau

Os 198 índios que recebem daqui a pouco o diploma de ensino superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso já estão pintados para comemorar a conquista. Cada etnia adotou uma forma de se apresentar na colação de grau que contará com a presença do reitor da Unemat, Taisir Karim e do governador Blairo Maggi e secretários estaduais.

Essa é a primeira turma de professores índios que conclui um curso superior específico e diferenciado por meio do Projeto Terceiro Grau Indígena. O modelo adotado em Mato Grosso serviu de parâmetros para que outros estados brasileiros também implantassem universidades indígenas.

O projeto foi implantado em 2001 e a primeira turma cola grau hoje e já recebe o diploma e o histórico escolar durante a solenidade. Uma segunda turma composta por 100 acadêmicos conclui o ensino superior em 2009, e o governo de Mato Grosso já autorizou a implantação de uma terceira turma, cujo vestibular para ingresso está previsto para o segundo semestre deste ano.

O Projeto Terceiro Grau Indígena é realizado pelo governo de Mato Grosso por meio da Universidade do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado Educação, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Fundação Nacional do Índio, Prefeitura Municipal de Barra do Bugres e apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Lygia Lima - Assessoria Unemat

Por: Coordenadoria de Comunicação Social