Imprimir
Comunidade discute práticas agroecologicas e sócio-economia solidária

Cerca de 400 pessoas entre estudantes, professores, integrantes de movimentos sociais e pequenos produtores estão participando em Cáceres Da I Jornada de Agroecologia e Sócio-Economia Solidária

O evento realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat) em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária(Incra) e movimentos sociais do campo - Via Campesina se constitui em um espaço para a proposição e divulgação dos trabalhos produzidos pela Universidade por meio dos ações pautadas na Agroecologia e sócio Economia Solidárias representadas pelos programas institucionais como Programa de Ciências Agroambientais(PCCA) e o Núcleo Unemat Unitrabalho.

Para Abdala Untar, coordenador pedagógico do curso de Agronomia voltados para os integrantes dos movimentos sociais do campo ofertado pela parceria entre Universidade e o Incra, a jornada tem como referencial ser uma marco para discussões permanente acerca das práticas no âmbito da agroecologia e da sócio-economia na Unemat.

Além da discussão o evento é para Clovis Vailant, da coordenação do Núcleo Unemat Unitrabalho, uma forma de trazer para a academia o trabalhos que estão sendo executados por essas frentes nas comunidades. Como é o caso das atividades executadas pelas incubadoras da Unitrabalho. Experiências acumuladas nesses setores poderão constituir-se em proposições paras as estruturas de currículos.

Na manhã de hoje(17) , uma palestra apresentada pelo docente da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Pinheiro abordou os paradigmas da Agroecologia . Referencia internacional nessa área, o pesquisador falou princípios orientadores dos processos de transformações sócio-econômicas, éticas e políticas que nortem a prática da agroecologia e da sócio economia solidária.

Uma palestra apresentada por João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra( MST) encerra esta primeira jornada.

Elaine Tortorelli

Por: Coordenadoria de Comunicação Social