Imprimir
Divulgada lista final dos alunos aprovados no Doutorado em Ecologia
Cooperação científica oferta Doutorado em Ecologia

A lista final dos alunos selecionados para doutorado pela Universidade Federal de São Carlos contempla 14 professores da Unemat. Desses, 6 candidatos compõem o quadro docente permanente da instituição e 8, interinos e substitutos. O programa é fruto da conquista de cooperação científica firmada entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), UFScar (instituição responsável pelo processo de seleção), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e FAI.

O coordenador desta cooperação na UFSCar, Professor Dr. José Eduardo dos Santos, encaminhou ontem (10.10) a lista oficial de 12 candidatos selecionados, aos quais somam-se 13 anteriormente aprovados; totalizando 25 alunos de pós graduação para realizarem o doutorado na Universidade Federal de São Carlos.

A proposta da cooperação foi inicialmente desenhada para atender e qualificar os docentes do quadro permanente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres. Posteriormente, por solicitação do Reitor da Unemat, Taisir Karim, foi estendida às outras instituições e aos professores interinos e substitutos da instituição.

O edital para complementação das vagas ao doutorado, publicado em junho deste ano, possibilitou a inscrição de mais 29 candidatos à seleção, cujos projetos foram analisadas pela comissão de pós-graduação e pelos professores orientadores da UFSCar.

A proposta contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), onde foi primeiramente apresentada e discutida. “A participação da Fapemat neste percurso foi essencial e marca avanços significativos em prol do desenvolvimento cientifico e tecnológico de Mato Grosso”, afirma a Dr. Carolina Joana da Silva, professora da Unemat.

O sucesso deste processo contou com o apoio do Presidente da Fapemat, Antônio Camacho e comissão de pós graduação da fundação, além da iniciativa de profissionais da Unemat: do Reitor da Unemat Taisir Karim, Pró reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Professor Laudemir Zart, e do Diretor do ICNT, Professor Antônio Malheiros.

“O Reitor da Unemat Professor Taisir Karim que desde o início acreditou, compreendeu e fortaleceu esta proposta e, principalmente, solicitou a oferta de vagas para os interinos e substitutos, quando foi possibilitado a ampliação de vagas”, pontua a professora Carolina Joana.

Os docentes da Unemat aprovados lecionam nos campi de Cáceres (7), Nova Xavantina (2), Alta Floresta (2), Sinop (1), Tangará da Serra (1) e Luciara (1). Outras instituições também tiveram profissionais selecionados: Escola Agrotécnica Federal de Cáceres (2), Univag (2), Unic (3), 1 da Cefet - MT, 2 técnicos da Empaer e 1 da Sema.

A cooperação entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Unemat, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e FAI envolve 15 professores orientadores, sendo 3 deles credenciados para atender esta cooperação.

Os projetos aprovados atendem às linhas de pesquisa: gestão ambiental, educação ambiental, Etnobiologia, Ecologia de aves aquáticas, Ecologia de ecossistemas aquáticos, dinâmica de populações de peixes, reprodução de peixes, ecologia vegetal, germinação de sementes, citogenética e psicultura, Ecologia animal, além de manejo da fauna.

O curso será desenvolvido em Cáceres. Com início previsto para dezembro, quando será ofertada a primeira disciplina obrigatória, além de uma oficina de elaboração de projetos de pesquisa.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social