Imprimir
Unemat e Conab firmam acordo para monitoramento das áreas de soja
Marli da Silva (engenheira-agrônoma Conab), Francielle Guedes (engenheira-agrônoma e superintendente Conab), Prof. Carlos Silva Junior (lab. GAAF/Unemat), João Della Silva (mestrando GAAF/Unemat) e Fernando Rossi (doutorando GAAF/Unemat)


A Universidade de Mato Grosso (Unemat) e a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB firmaram um Acordo de Parceria para o mapeamento e o monitoramento das áreas de soja. A assinatura ocorreu no dia 31 de maio deste ano. 



O acordo permitirá que a Conab realize o comparativo com as áreas coletadas via imagem de satélite pela Unemat através da plataforma SojaMaps. Com as informações levantadas a campo das áreas semeadas no estado, será possível a divulgação de dados com maior precisão e acurácia, auxiliando na geração de informações ao setor agrícola.



Conforme o estabelecido no acordo, foi entregue ao professor Carlos Antonio da Silva Junior, coordenador do laboratório de  Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (GAAF) e do projeto SojaMaps/Unemat  no dia 31/05/2021, um computador de última geração para auxiliar no tratamento das imagens de satélite e nas atividades de coleta e monitoramento de dados da cultura da soja.



“É importante destacar que essa parceria prevê ainda a validação das áreas mapeadas por técnicos da Conab que estarão a campo no momento oportuno para averiguar os pontos coletados”, explica o professor.  O acordo terá duração de cinco anos a partir da publicação de seu extrato no Diário Oficial da União (DOU).



 


Por: Lygia Lima