Imprimir
Unemat aprova Política de Tecnologia da Informação


A política de Tecnologia da Informação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tem por objetivos estabelecer princípios, estrutura de governança, diretrizes para gestão e uso de TI, bem como orientar o processo de prestação de serviços, o uso eficaz dos recursos e auxiliar na disponibilização de dados e informações, assegurando o alinhamento dos processos institucionais.



A resolução foi aprovada pelo Conselho Superior Universitário (Consuni), em reunião realizada esta semana (30/11), e a minuta pode ser conferida clicando aqui.



Para o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI), Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, a regulamentação contribui para gerir as informações e para a gestão da Universidade.



 “Saber analisar, processar e extrair o conhecimento das informações da Unemat é fundamental para uma tomada de decisão adequada. A política de Tecnologia da Informação aprovada no Consuni é fundamental para gerir as informações da Universidade, um dos seus maiores ativos estratégicos, protegendo o fluxo de dados em todas as áreas da Instituição e balizando as políticas de investimento e gestão da tecnologia da informação”, afirmou.



A política tem como princípios a aquisição racional, conformidade e adequação às normas e melhores práticas, estratégia, alinhamento dos planos, projetos, aquisições e contratações com os planejamentos institucionais, foco na instituição, transparência e unicidade das ações.



O diretor da Central de Tecnologia da Informação (CTI), Dhyego Silva Domingos Brandão, ressaltou que, até então, não existiam regulamentações que orientassem as ações e o papel da TI dentro da Unemat. “As políticas de TI têm como principal objetivo nortear todas as ações da TIU na Instituição e, desta forma, melhorar e ampliar os serviços prestados, de maneira padronizada em toda a Universidade”.



O texto define a política geral de TI, desde objetivos, princípio, estruturas e diretrizes, assim como gestão com regras para questões específicas, normas e procedimentos operacionais, aspectos técnicos e práticos para cada situação ou ambiente. SAIBA MAIS.



 



 



 


Por: Danielle Tavares