Imprimir
Unemat inicia percepção da transferência de tecnologia do Sistema de Gestão Acadêmica


Teve início esta semana a percepção da transferência de tecnologia do Sistema de Gestão Acadêmica pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Sigaa/Unemat). A transferência está sendo disponibilizada pela empresa E-Sig Software e Consultoria. O processo de transferência conta com a atuação da equipe da Tecnologia da Informação Unemat (TIU). A partir dessa transferência a Universidade passará a ter conhecimento da construção, das tecnologias e da forma de processamento do programa. Esse processo será concluído em julho de 2021.



“A intenção é que a Universidade venha trabalhar integralmente com o Sigaa. Esse sistema já melhorou significativamente a relação de ensino-aprendizagem e gestão das informações administrativas na Universidade”, contou o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro.



Obter essa tecnologia garante à Unemat liberdade e longevidade na prestação dos serviços oferecidos pelo Sigaa. “Através desta transferência de tecnologia, a Unemat terá autonomia e condições de dar o suporte e evoluir com o sistema de gestão acadêmica para que o mesmo possa sempre atender as demandas institucionais”, explicou Dhyego Silva Domingos Brandão, diretor administrativo da Central de Tecnologia da Informação (CTI/Unemat).



O processo de implantação do Sigaa na Unemat foi iniciado em 2019 em substituição ao Sistema Acadêmico de Gestão Unificada (Sagu). O Sigaa proporciona diversos serviços, como inscrição em processos seletivos, matrículas, participação em aulas por meio de turma virtual, consulta de notas e de índices acadêmicos e acesso a atestado de matrícula, histórico escolar e declarações de vínculo e de conclusão de curso diretamente no sistema de forma on-line, sem a necessidade de deslocamento a uma das Supervisões de Apoio Acadêmico (SAA). 



Atualmente, estão em funcionamento os módulos fins da graduação, ensino, pós-graduação stricto e lato sensu e, em implantação, os módulos de biblioteca e de pesquisa, que antecedem a implantação dos módulos de extensão e de assuntos estudantis.



 



 



 



 



 


Por: Hemilia Maia