Imprimir
Professora da Unemat participa de obra finalista em premiação da Associação Britânica de Linguística Aplicada


O livro "Visualising multilingual lives: more than words", em português "Visualizando vidas multilíngues: mais do que palavras", no qual a professora do curso de Letras, Ana Carolina de Laurentiis Brandão, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop, contribuiu com um capítulo, ficou entre os quatro finalistas para o 2020 Baal Book Prize. O evento é uma premiação anual para livros da Associação Britânica de Linguística Aplicada, a British Association of Applied Linguistics (Baal).



O capítulo da professora Ana Carolina intitulado "Imagining L2 teaching in Brazil: what stories do student teachers draw", em português "Imaginando o ensino de segunda língua no Brasil: que histórias desenham professores em formação?", analisa a maneira como professoras de inglês em formação imaginam a profissão por meio de desenhos, e as histórias que dão forma a suas identidades docentes imaginadas.





O livro, organizado por Paula Kalaja da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia e Sílvia Melo-Pfeifer, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, compila pesquisas realizadas ao redor do mundo que utilizam métodos visuais como desenhos, fotos, narrativas multimodais, entre outros, para melhor entender processos de constituição identitária e experiências de ensino-aprendizagem de línguas em contextos multilíngues.



Segundo a professora Ana Carolina, a obra é destinada àqueles que têm interesse por iniciativas de educação e ou pesquisa com base nas artes em processos de ensino-aprendizagem de línguas, pesquisas de cunho narrativo e, sobretudo, maneiras criativas de permitir que participantes expressem o que é difícil verbalizar.



"Paula e Sílvia fizeram um belíssimo trabalho compilando capítulos inspiradores sobre o uso de métodos visuais. É um livro para pesquisadores que buscam experimentar métodos de pesquisa não-convencionais e ir além das tradicionais entrevistas. Para mim, é um honra fazer parte de uma obra tão instigante e tão bem aceita pelos pares", diz a professora Ana Carolina.



Visualizando vidas multilíngues: mais do que palavras - Este livro reúne estudos empíricos de todo o mundo para ajudar os leitores a compreender melhor os idiomas multilíngues, desde crianças pequenas a idosos, e suas vidas. Os capítulos centram-se nas identidades dos sujeitos multilingues e nas formas como são construídos discursivamente e ou visualmente, e estão divididos em secções que abordam especificamente o self multilingue, o aluno multilingue e a formação de professores multilingues. Os estudos baseiam-se em dados visuais ricos, que são analisados ​​quanto ao conteúdo e ou forma e frequentemente complementados com outros tipos de dados, para investigar como os multilíngues entendem seu uso e conhecimento de mais de um idioma em seu contexto específico. O tema do multilinguismo é abordado como subjetivamente vivenciado e o livro une o multilinguismo atual, narrativa e reviravoltas visuais em Estudos de Linguagem Aplicada. Será do interesse de estudantes e investigadores que trabalham nas áreas da aprendizagem e ensino de línguas, formação de professores e bi / multilinguismo, bem como para interessados ​​na utilização de métodos visuais e narrativas como meio de investigação acadêmica.


Por: Hemilia Maia