Imprimir
Líder religioso de matriz africana vem a óbito vítima de Covid-19


Um dos mais renomados sacerdotes do Candomblé de Cáceres, o babalorixá Cleiber Silva Alves (41 anos), veio a óbito nessa quinta-feira (20), em Cuiabá, vítima do coronavírus. Após sofrer piora em seu quadro, ele foi internado e posteriormente transferido para a Capital.



Militante ativo na luta pela igualdade racial no município, sobretudo no combate ao racismo religioso, Cleiber Silva também era servidor do Hospital Regional de Cáceres. É egresso do curso de Letras da Unemat, câmpus de Cáceres.



Na Universidade, em nota emitida no Facebook, o Centro de Referência em Direitos Humanos Profa. Lúcia Gonçalves lamentou o ocorrido e ressaltou a parceria do líder religioso.



“Cleiber foi nosso parceiro desde o primeiro ano de implantação do CRDH na Unemat/Cáceres. Era uma figura sempre disposta a contribuir com a luta por Direitos Humanos e participou da organização de várias Semanas de Direitos Humanos, da Consciência Negra, realizados pelo CRDH e pelos parceiros dos movimentos sociais e das instituições públicas”.



O falecimento da liderança também foi destacado pelo Conselho Estadual de Promoção à Igualdade Racial de Mato Grosso (Cepir-MT). Nas redes sociais, amigos e familiares prestam homenagens ao líder religioso. Devido à causa do óbito ter sido Covid-19, o local de sepultamento não foi divulgado e a cerimônia contou com poucas pessoas presentes.



 


Por: Assessoria de Comunicação