Imprimir
Professor da Unemat publica novo artigo na Revista Brasileira de Ensino de Física
A Física de Partículas estuda substâncias atômicas e subatômicas da matéria


O professor de Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Decio Schäffer, publicou na última semana, novo artigo na Revista Brasileira de Ensino de Física.  



O artigo publicado sob o título  “Uma introdução à Física de Partículas para o Ensino Médio: uma traduação adaptada do texto de Bettelli, Bianchi-Streit e Giacomelli”, é parte da sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN).  



No artigo Schäffer, juntamente com os pesquisadores Gilberto Orengo e Francine Kohls, ambos do PPGECIMAT/UFN, apresenta uma tradução comentada de um importante texto sobre a Física de Partículas para um contexto educacional de escola básica, o Ensino Médio, disponibilizado em 1992, pelos autores Bettelli, Bianchi-Streit e Giacomelli.



O pesquisador aponta que hoje também há uma relevância histórica, porque apresenta a descoberta de algumas partículas e os princípios físicos envolvidos. As evidências das partículas novas e outras já conhecidas são fundamentadas na análise de fotografias de câmaras de bolhas, nas quais ficam registrados os eventos da física de altas energias.



“Nessas análises, foram utilizados conceitos e equações de Física Básica, Relatividade Restrita e Física Quântica, em especial os princípios de conservação. Desta forma, os professores e estudantes do Ensino Médio Brasileiro terão à disposição um interessante texto, com informações de fatos experimentais, para iniciar ou ampliar seu conhecimento sobre a Física Nuclear e de Partículas”, comentou Schäffer.



Anteriormente, em setembro de 2019, o professor teve outro artigo publicado, na mesma revista, em parceria com Gilberto Orengo. “Os dados nucleares da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) como aporte científico no Ensino de Física Nuclear”.



Neste artigo, foi apresentada uma sugestão de atividade de ensino de Física Nuclear, na qual são utilizados dados nucleares da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), tendo como eixo motivador a compreensão da física da Terapia por Captura de Nêutrons pelo Boro (BNCT).



A Revista Brasileira de Ensino de Física é uma publicação da Sociedade Brasileira de Física que traz os dois artigos do professor Schäffer no volume 42.


Por: Hemilia Maia