Educar a partir da experiência cotidiana, partindo da realidade vivida do educando é tão importante quanto o aprendizado regular. Esse conceito foi a base dos encontros realizados hoje (28.07), no Café Filosófico, projeto desenvolvido pelo curso de Filosofia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, em Cáceres.
Visando cumprir o calendário de atividades complementares do curso especial de Filosofia, vem sendo realizado durante todo o dia no Campus Jane Vanini palestras com temas ligados à educação popular e à economia solidária.
O coordenador de atividades complementares do curso de filosofia da Unemat, o professor Aparecido de Assis ressalta a importância do Café Filosófico, que já está na quinta edição, como um espaço para a formação de professores. “Aqui, podemos ver participantes ligados à rede municipal e estadual de ensino”.
Ao defender o que denomina Educação Popular, o professor de filosofia João Ivo explica que esse conceito difere totalmente do modo tradicional de educar: busca-se a formação para a vida. “A partir de situações concretas, cotidianas, são elaboradas novas relações com a realidade”. Assim, segundo o professor Ivo, a vida do educando seria o ponto de partida e de chegada da educação. “A vivência escolar deve ser pensada para cada situação: a prática cotidiana se transforma em conteúdo e dinâmica para a própria formação pessoal e profissional”, pontua.