Imprimir
Unemat realiza curso sobre ferramentas básicas do Sistema IBGE


O projeto de pesquisa ‘Percepção dos agricultores familiares sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Alta Floresta-MT’ da Faculdade de Ciências Biológicas, Agrárias e Direito (Facab) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Alta Floresta, realizará o curso ‘Trabalhando com ferramentas básicas do Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra)’.



A proposta do curso que disponibiliza 30 vagas, abertas à comunidade em geral, é introduzir o uso de ferramentas básicas do Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), bem como o tratamento estatístico dos dados. “Com isso, esperamos contribuir para maior compreensão e uso do Sidra em pesquisas, bem como a aplicabilidade do uso dos dados no cotidiano da sociedade. Além disso, trabalharemos com o tratamento estatístico dos dados, ampliando o conhecimento sobre a análise de dados quantitativo em pesquisa”, disse a professora do curso de Agronomia e coordenadora da atividade, Ana Luisa Araujo de Oliveira.



Ainda de acordo com a professora é sabido que com o avanço tecnológico, o acesso a informações confiáveis e de qualidade tem sido uma demanda da sociedade. Com isso, o uso de computadores tem sido cada vez mais requisitado como recursos que auxiliam no armazenamento e processamento dos dados das investigações científicas. E, é nesse contexto que se insere o Sidra, um grande banco de dados quantitativos que possui os resultados de todas as pesquisas realizadas pelo IBGE no país. “Porém seu acesso e uso da ferramenta requerem conhecimento dos operadores interessados”, frisou Oliveira.



Além da coordenadora são membros do projeto os professores Luciano Ribeiro Galvão (http://lattes.cnpq.br/5553119930257766) e Delmonte Roboredo (http://lattes.cnpq.br/4506896639938220).



Com carga horária e certificação de 20 horas, os encontros do curso serão realizados no mês de agosto, na plataforma Google Meet.



As inscrições vão até o dia 01 de agosto e serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/SsghS1hdT5t51yDv6.





 


Por: Hemilia Maia