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Estão abertas inscrições para Editais de bolsas de Iniciação Científica da Unemat


As inscrições para dois editais de seleção de bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vinculadas a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) seguem até o dia 26. As inscrições deverão ser efetuadas pelos pesquisadores orientadores por meio do link: http://gb.unemat.br/edital/ic2020/.



Edital de Bolsas Pibic-Af/CNPq Nº 002/2020  e o Edital Pibic-CNPq nº 003/2020 disponibilizam oportunidades de cadastro de reserva de bolsas de R$ 400 mensais por um período de 12 meses,  com carga horária de atividade mínima de 12 horas semanais.



Entre os requisitos previstos nos dois editais estão, para o orientador, ter titulação de doutor, ser professor ou Profissional Técnico do Ensino Superior (PETs) efetivo ou estar como professor convidado na Instituição e estar cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; para o bolsista de iniciação científica, estar devidamente matriculado nos cursos de graduação da Unemat, não possuir vínculo empregatício, nem outra modalidade de bolsa,.



A diferença entre os editais é basicamente a exigência de o candidato a bolsista ter sido matriculado por meio das políticas afirmativas (sistemas de cotas) para o Edital 002.



O orientador deverá no ato da inscrição anexar ao sistema de Gestão de Bolsas da Unemat diversos documentos previstos no edital, entre eles os do bolsista, como link do currículo na Plataforma Lattes e o subprojeto de pesquisa vinculado ao projeto do orientador. 



O resultado final da seleção de bolsas será divulgado a partir de 22 de julho e a emissão dos termos de aceite a partir de 1º de agosto.



Pibic é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, administrado diretamente pela Diretoria de Gestão de Iniciação Científica da PRPPG/Unemat.  O Pibic é voltado para o aluno de graduação. O propósito do programa é incentivar à formação de novos pesquisadores e fomentar a participação ativa dos acadêmicos em projetos de pesquisa.


Por: Hemilia Maia