Imprimir
Unemat em Diamantino realiza Semana Jurídica online


O curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Diamantino realizará a Semana Jurídica de 2020, de 15 a 18 de junho. Com o tema ‘(Re)pensando o Direito”



As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até quarta-feira (10), clicando aqui. A certificação é de 12 horas e as vagas são limitadas.



Organizado pela professora Izabelle Epifânio e pelos alunos Expedito Martins Folha, Luciana Isis da Silva Santos, Mariana de Barros Magalhães e Yago Jerônimo Soares Oliveira e coordenado pela professora Jamille Clara Alves Adamczyk, o evento será realizado totalmente por plataforma digital. As informações de acesso serão enviadas no e-mail cadastrado na inscrição.



Serão abordadas duas temáticas por dia, com dois palestrantes cada, mediada sempre por um professor da Unemat.



 



PROGRAMAÇÃO



15 DE JUNHO, às 18:30



A aplicação de metodologia de design thinking para trabalhos acadêmicos



Mediadora: Professora Jamille Clara, da Unemat



Ruth Santos



Advogada, no Brasil e em Portugal; consultora acadêmica, empreendedora na área de educação jurídica e design thinking; Doutoranda em Direito Internacional e Europeu na Universidade de Lisboa, em Portugal.



Alice Rocha



Graduada em Relações Internacionais e Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB); graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub); doutora em Direito Internacional Econômico pela Universidade de Aix-Marselha; mestra em Direito das Relações Internacionais pelo UniCeub. Professora no UniCeub e no GranCursos.





 



15 DE JUNHO, às 20:00



O Direito Administrativo da pandemia: Como os institutos jurídicos operam em tempos de Covid-19



Mediadora: Professora Izabelle Epifânio, da Unemat



Felipe Boselli



Advogado; graduado, mestre e doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); conselheiro de Administração da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); diretor de Direito Público da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Seccional de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); secretário-geral do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (Idasc)



Irene Nohara



Graduada, mestre e doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP); livre-docente em Direito Administrativo da USP; professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).





 



16 DE JUNHO, às 18:30



A família como vetor de cura em tempos de pandemia



Mediador: Professor Celso Barini, da Unemat



Angela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez



Juíza titular da 1° Vara Especializada de Família e Sucessões de Cuiabá; professora universitária; graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduada pela Faculdade Estácio de Sá/RJ; coordenadora do Projeto"Revisitando o Direito das Famílias em Mato Grosso; autora da Cartilha sobre Alienação Parental do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT).



Juliana Giachin Pincegher



Assessora jurídica no TJMT; especialista em Processo Civil; presidente da Seccional de Mato Grosso do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFam-MT) no biênio 2020/2021.





 



16 DE JUNHO, às 20:00



Federalismo brasileiro e Covid-19



Mediador: Professor Celso Barini, da Unemat



Edeilson Ribeiro Bono



Professor da Unemat em Barra do Bugres; mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); pós-graduado em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst); advogado.



André Portugal                                                              



Professor do Centro Universitário da Faculdade de Administração e Economia (FAE Centro Universitário), em Curitiba/PR; mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, em Portugal; pós-graduado em Direito Constitucional pela ABDConst; advogado.





 



17 DE JUNHO, às 18:30



Os contratos de trabalho em tempo de pandemia



Mediador: Professor Izabelle Epifânio, da Unemat



Carla Reita Faria Leal



Professora associada da UFMT na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Direito; doutora e mestra em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP; juíza aposentada do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região.



Lorena Colnago



Doutora em Direito do Trabalho pela USP; mestra em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.





 



17 DE JUNHO, às 20:00



Direitos humanos e(m) ruptura



Mediadora: Professora Izabelle Epifânio, da Unemat



Felipe Rodolfo de Carvalho



Professor da UFMT;



Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP.



Pedro Pulzatto Peruzzo



Professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas); doutor e mestre em Direito pela USP; membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), vinculado à linha de pesquisa Cooperação Internacional e Direitos Humanos.





 



18 DE JUNHO, às 18:30



Lei de Abuso de Autoridade



Mediadora: Professora Jamille Clara, da Unemat



Felipe Guerra



Advogado; conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no triênio 2019-2021; professor universitário.



Pedro Coelho



Defensor Público Federal; professor de Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial da Escola Brasileira de Ensino Jurídico pela Internet (Ebeji); graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).





 



18 DE JUNHO, às 20:00



Direito Penal para que(m)? Reflexões acerca da função e dos destinatários do sistema punitivo brasileiro



Mediadora: Professora Jamille Clara, da Unemat



Giovane Santin



Professor da graduação da UFMT; mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); doutorando em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); coordenador do curso de Especialização em Direito Penal e Processo Penal da Mato Grosso.



Manoel Messias Dias Pereira



Perito; professor universitário; mestre em Direito Processual e Cidadania e Direito Processual Penal pela Universidade Paranaense (Unipar); doutorando em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra, em Portugal; autor da obra ‘Direito Processual Penal e Direito Constitucional: Uma abordagem dialética’.




Por: Nataniel Zanferrari