A Universidade do Estado de Mato Grosso é instituição no estado a aprovar a maior cota de bolsas nos editais da Capes de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP), ambos fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC). O resultado dos editais nº 1/2020 (RP) e nº 2/2020 (Pibid) foi divulgado na última semana e pode ser conferido clicando nos respectivos links.
PIBID- A Unemat obteve a aprovação de 360 bolsas de Iniciação à Docência para acadêmicos dos cursos de licenciatura, 45 bolsas de supervisão para professores das escolas da rede pública de educação básica e 15 para professores coordenadores de área, que são docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Unemat.
A região Centro-Oeste tinha uma cota total de 3.264 bolsas para Iniciação à Docência, sendo 792 para o estado Mato Grosso. Além da Unemat (360 cotas aprovadas), participaram a UFMT (288 cotas) e o IFMT (144).
O coordenador institucional do Pibid, professor Lúcio José Dutra Lord, ressaltou o resultado positivo alcançado pela Unemat, principalmente ao se considerar a cota de bolsas disponibilizada pelo Governo Federal. “A Unemat teve um bom resultado frente às instituições do país, ficando na 32ª colocação no ranking nacional. A Universidade tem uma grande demanda devido ao grande número de licenciaturas que oferece”, frisou.
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O Programa visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas.
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – A Unemat obteve a aprovação de 312 bolsas de residentes para acadêmicos dos cursos de licenciatura, 39 de preceptores para professores das escolas da rede pública de educação básica e 13 bolsas para professores orientadores que serão docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Unemat.
A região Centro-Oeste tinha uma cota de 3.264 bolsas para residentes, sendo 792 para Mato Grosso. Dessas, a Unemat obteve a aprovação de 312 cotas, seguida da UFMT (336), o IFMT (96) e o Centro Universitário de Várzea Grande (48).
O coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica, Agnaldo Rodrigues da Silva, afirmou que o programa se consolida cada vez mais na Unemat.
“A Residência Pedagógica tem um papel crucial nas nossas licenciaturas, pois, ela contribui com o fortalecimento dos nossos cursos, propondo ações de redimensionamento da formação inicial de professores. Além disso, o Projeto Institucional promove a articulação entre a teoria e a prática, num processo que envolva a universidade, as escolas públicas de educação básica e os poderes municipal, estadual e federal, considerando os contextos educacionais em níveis local e regional”.
O Programa tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso de graduação. Apesar de nomenclaturas diferentes, a estrutura de bolsas funciona de forma semelhante ao Pibid.
Os editais da Unemat para bolsistas do Pibid e Residência Pedagógica devem ser lançados ainda no mês de junho.