Imprimir
Egressa da Unemat publica artigo sobre abelhas em revista búlgara


Egressa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Marta Helena Schorn de Souza, publicou na última semana, artigo na revista búlgara “Check List - The Journal of Biodiverity Data” (Check List - O Jornal de Dados da Biodiversidade).



O artigo publicado sob o título “New and old records of Euglossa imperialis Cockerell, 1922 (Apinae, Corbiculata, Euglossini) for the Amazon rainforest, Cerrado and Pantanal of Mato Grosso, Brazil”, originalmente chamado “Registros novos e antigos de Euglossa imperialis Cockerell, 1922 (Apinae, Corbiculata, Euglossini) para a Amazônia, Cerrado e Pantanal de Mato Grosso, Brasil” é parte da tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte / Unemat / Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  



No artigo a pesquisadora trata da presença desta espécie de abelha no estado de Mato Grosso.  “A abelha Euglossa imperialis Cockerell foi recentemente catalogada no Cerrado de Mato Grosso do Sul, e aqui, em Mato Grosso, nós adicionamos novos e antigos dados obtidos de expedições conduzidas em 10 municípios do Estado desde 2002. Neste estudo registramos esta espécie pela primeira vez nas áreas alagáveis de Cáceres e Barão de Melgaço, bem como no norte do Pantanal”, contou Marta.



“Para publicar o artigo, um extenso trabalho de revisão foi feito no Laboratório de Abelhas e Vespas Neotropicais da Unemat (Labeve), em Cáceres, num trabalho de compilação de dados referentes há mais de 16 anos de pesquisas com as abelhas das orquídeas em Mato Grosso”, explicou o professor Evandson José dos Anjos Silva, doutor em Entomologia, coordenador do Laboratório e orientador da Marta no Programa de Pós-Graduação Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte).



A pesquisadora ainda afirma que estudos futuros serão necessários para examinar a existência de variação na colocação e em outras características das populações das espécies provenientes das planícies alagáveis do norte e do sul do Estado de Mato Grosso.



Na tese “Dinâmica de populações, abundância e diversidade de espécies de abelhas Euglossini (Hymenoptera: Apidae) em floresta de galeria na Serra de São Vicentes, Mato Grosso, Brasil”, Marta desenvolveu seu trabalho sob a orientação do professor Evandson coordenador do Labeve/Unemat.  Atualmente, o laboratório abriga a Coleção de Abelhas da Unemat, com mais de 80 mil abelhas Euglossini, distribuídas em 70 espécies e 20 diferentes formas, ainda não descritas para a ciência.



O artigo é de livre acesso e uma cópia (pdf/html) pode ser obtida acessando o link https://checklist.pensoft.net/article/37348/.



 



 


Por: Hemilia Maia