Imprimir
Congresso Internacional de Literatura, Cultura e Resistência inicia nesta quinta (21)


Começa nesta quinta-feira (21) o Congresso Internacional de Literatura, Cultura e Resistência do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir).



O evento já conta com mais de 700 inscritos, oriundos da Angola, Brasil, Colômbia, Peru e Portugal. Mais de 50 instituições brasileiras participam do evento que segue até o dia 23 de maio. As inscrições ainda estão disponíveis em : https://forms.gle/i8UiNqY5JCTFCr2i7.



O Congresso será realizado por meio do Meet Google, com carga horária máxima para certificação de 12 horas e mínima de 8 horas.



A comissão organizadora é composta por alunos do PPGEL/Unemat e da Unir.



Confira a programação abaixo:



21 de maio



09h – LITERATURA INFANTO-JUVENIL: RESISTÊNCIA E DESCOLONIZAÇÃO



Palestrante: Larissa Gotti Pissinatti - Doutoranda em Educação - Universidade Estadual de Maringá-UEM; Mestra em Estudos Literários - Universidade Federal de Rondônia-UNIR; Especialista em Gestão Supervisão e Orientação Escolar - Faculdade de Educação de Porto Velho-UNIPEC; Especialista e Graduada em Filosofia - Centro Universitário Assunção-UNIFAI; Especialista em Gestão Educacional - Faculdade Porto Velho- FGV/FacPORTO; Prestou Exames do PROLIBRAS - Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Brasil. É docente lotada no Departamento de LIBRAS na Universidade Federal de Rondônia-DLIBRAS/UNIR.



CV: http://lattes.cnpq.br/3047273542545380



 



10h – PERSPECTIVAS POLIFÔNICAS DA/NA LITERATURA ANGOLA: CENÁRIO ATUAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES



Palestrante: Edilson do Rosário Jorge de Ngunza contista, ator, dramaturgo e publicitário angolano da cidade de Sumbe, província de Kwanza-Sul. Escritor premiado no Brasil e em países da África.



 



   11h – HISTÓRIAS PARA OUVIR ANTES DE DORMIR: A POÉTICA NOS LIVROS DE ARTISTA NO BRASIL



Palestrante: Marcia Rosenberger - Artista Visual e Especialista em Estética e História da Arte - Faculdades Integradas Coração de Jesus, FAINC/FATEA e em Educação Comunitária - Universidade Anhembi Morumbi. Arte- educadora e editora do selo Loreley Books. Desenvolve as linguagens da aquarela, fotomontagem e livro de artista. Participa de exposições e feiras de arte nacionais e internacionais.



CV: http://lattes.cnpq.br/4393539414986440



 



13h – O “INVASOR” OUVINTE CONTRIBUIU COM A LITERATURA SURDA? REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES



DO OUVINTE À LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS



Palestrante: Shirley Barbosa das Neves Porto - Doutora em Doutorado em Educação - Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Mestra em Linguagem e Ensino - Universidade Federal de Campina Grande-UFCG; Especialista em Educação - Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Licenciada em Pedagogia/Hab. Educação de Surdos - Universidade Federal de Campina Grande-UFCG; docente do curso de Licenciatura em Letras/Libras e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande-PPGLE/UFCG. CV: http://lattes.cnpq.br/4960345947344178



 



14h – HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA NA OBRA LITERÁRIA “EMPATE”, DE AUTORIA DA ESCRITORA ACREANA FLORENTINA ESTEVES



Palestrante: Manoel Messias Feitosa Soares – Mestre em Letras: Linguagem e Identidade e Graduado em História - Universidade Federal do Acre-UFAC; Especialista em Psicologia Educacional e Escolar - União Educacional do Norte, UNINORTE; Professor Mediador do Sistema Público de Ensino do Município de Rio Branco Acre.



CV: http://lattes.cnpq.br/7908825005583820



 



15h – A GENTE NÃO VAI AO CHÃO SEM LUTA, SEM RESISTÊNCIA



Palestrante: Paulo Eduardo Benites de Moraes - Pós-Doutorando na Universidade Católica Dom Bosco-UCDB; Doutor em Letras e Mestre em Estudos de Linguagens - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS; Graduado em Letras - Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. É docente do magistério superior lotado no Departamento de Línguas Estrangeiras-DLE/UNIR e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia-PPGEL/UNIR. Líder do Grupo de Pesquisa em Poéticas Moderna e Contemporânea (UNIR/CNPq) e Membro/Pesquisador do Laboratório de Humanidades (Labuh/CNPq) da Universidade Católica Dom Bosco. e do Grupo de Pesquisa Psicologia & Fenomenologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).



CV: http://lattes.cnpq.br/3962134722733310



 



16h – A AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PROVA DE REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO NA PERSPECTIVA DECOLONIAL



Palestrante: Renato de Oliveira Dering Doutorando em Letras e Linguística - Universidade Federal de Goiás- UFG; Mestre em Letras - Universidade Federal de Viçosa-UFV; Graduado em Letras Português - Universidade Federal de Goiás-UFG. É docente do magistério superior no Centro Universitário de Goiás-Uni-Anhanguera, Supervisor da Área de Pesquisa Científica (SAPC) e líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Línguas e Literatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-FORPROLL/UFVJM.



CV: http://lattes.cnpq.br/7891833942208165



 



17h – A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS E ATIVIDADES DE RESISTÊNCIA PARA SUA PRÁTICA DOCENTE



- Deise Leite Bittencourt Friedrich



Palestrante: Doutoranda em Letras - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Mestra em Linguística Aplicada - Universidade do Vale dos Sinos-UNISINOS; Especialista em Estudos do Texto e do Discurso - Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Educação - Centro Universitário Internacional-UNINTER. Licenciada em Letras: Língua Portuguesa - Universidade Franciscana-UFN; Letras: Língua Espanhola - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS. É professora de Língua Espanhola e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS, campus Porto Alegre.



CV: http://lattes.cnpq.br/8443370679013081



 



18h – POESIA COMPLETA DE ALBERTO DA CUNHA MELO. “ESTRANHA BELEZA”: DO VERSO MEDIDO À CRÔNICA DA ETERNIDADE



Palestrante: Cláudia Cordeiro Tavares da Cunha Melo – Especialista em Literatura Brasileira (2003), graduada em Letras (1985) – Inglês, Português e respectivas literaturas -- pela Faculdade de Filosofia do Recife - FAFIRE. Escritora pernambucana, estudiosa e divulgadora da Poesia, sua vida é dedicada a essa arte, sobretudo à obra de Alberto da Cunha Melo. A monografia, resultado de sua especialização, Faces da Resistência na Poesia de Alberto da Cunha Melo foi publicada e lançada na Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Pós-graduação, em 15 de outubro de 2003, quando presidiu conferência de mesmo título. Organizadora e prefaciadora de diversos livros, destacam-se, entre os mais recentes: Poesia completa de Alberto da Cunha Melo, pela Editora Record, 2017, e Estranha Beleza. Antologia Brasileira da Retranca, Editora Mondrongo, 2018. Na área de incentivo à literatura no meio digital, foi editora, organizadora e coordenadora dos prêmios Poesia ao Vídeo (2007 a 2011), TOC 140,



 



Poesia no Twitter (2011 a 2015) e Maratona do Conhecimento Literário (2011), no âmbito da Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco. Gerente de conteúdo de vários sites literários, entre eles o primeiro site pernambucano dedicado à poesia: www.plataforma.paraapoesia.nom.br, atualmente nas redes sociais, especialmente no seu canal do YouTube. Edita e mantém o site oficial do poeta Alberto da Cunha Melo: www.albertocmelo.com.br



E-mail: clau.cord@gmail.com



 



19h – A LITERATURA COMO HORIZONTE HUMANIZADOR



Palestrante: Weslei Chaleghi de Melo - Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR; Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Faculdade São Luís-ANEAS; Psicopedagogia Clínica e Institucional e Ensino Religioso - Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP. Gestão Escolar: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras-FACEL; Graduado em Pedagogia - Centro de Ensino Superior de Maringá-UniCESUMAR. É docente do magistério superior na Faculdade Paraná-FAP e Coordenador Pedagógico no CMEI - Ciranda do Saber. CV: http://lattes.cnpq.br/1435734968991252



 



    20h – LA ESCUELA COMO TERRITORIO DE PRÁCTICAS DE RESISTENCIA EN ESCENARIOS DE EMERGENCIA SOCIAL, TORIBÍO-CAUCA: “EL        QUE ES NASA RESISTE”



Palestrante: Camila Andrea Hernandez Castillo - Mestra em Desenvolvimento Educativo e Social, Membro do Grupo de Pesquisa: Historia en las Disciplinas Escolares da Universidad del Tolima. Licenciada em Educação com ênfase em Educação Especial - Universidad Pedagógica Nacional. Professora universitária em programas de Educação, na modalidade de Educação Virtual, Educação a distância e presencial em universidades públicas e privadas na Colômbia, tais como: a Universidad del Tolima, Corporación Universitaria Iberoamerica e Colegio Odontológico Colombiano. Também é professora concursada da Secretaria de Educação de Bogotá. Tem experiência em trabalho com pessoas surdas em docência e interpretação em língua de sinais e espanhol oral, bem como no planejamento e implementação de políticas, estratégias, planos e projetos de intervenção social com ênfase em comunidades em situação de desvantagem e pessoas com deficiência.



E-mail: camilaahc@gmail.com



 



22 de maio



08h – CORPO, MÍDIA E SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA



Palestrante: Rafael de Souza Bento Fernandes - Doutorado em Letras - Universidade Estadual de Maringá-UEM; Mestrado em Letras: Linguagem e Sociedade e Graduado em Letras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE; Especialista em Docência no Ensino Superior - Faculdade Sul Brasil-FASUL. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE e Membro/Pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da Universidade Estadual de Maringá-UEM-GEDUEM/CNPq.



CV: http://lattes.cnpq.br/9990747028801215



 



09h – AS REPRESENTAÇÕES DE SI DO(S) OUTRO(S) NOS MO(VI)MENTOS DA RUA: LUGAR DE CULTURA E RESISTÊNCIA



Palestrante: Lucas Rodrigues Lopes - Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP; Mestre em Linguística - Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR; Bacharel e Licenciado em Letras Português/Inglês - Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUC Campinas; É docente do curso de Letras Inglês na Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins/Cametá.



CV: http://lattes.cnpq.br/8141687357119122



 



10h – LITERATURA E IDENTIDADE CULTURAL



Palestrante: Eduardo Dias da Silva - Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada - Universidade de Brasília-UNB; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira - Centro Universitário Internacional-UNINTER; Graduado em Letras Francês - Universidade de Brasília-UNB; Graduado em Letras: Português e Inglês - Instituto de Ciências Sociais e Humanas, ICSH; Graduado em Pedagogia - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz-FACIBRA,



CV: http://lattes.cnpq.br/5262032700960455



 



Palestrante: Robson Coelho Tinoco - Pós-Doutorado - Universidade de São Paulo-USP; Pós-Doutorado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP; Doutor em Literatura - Universidade de Brasília-UnB; Mestrado em Língua Portuguesa - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP; Graduado em Letras - Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena-FSFCL. Professor Titular do Instituto de Letras - Departamento de Teoria literária e literaturas-TEL/UnB/Departamento de Linguística-LIP/UnB.



CV: http://lattes.cnpq.br/4786357071287726



 



11h – ESTUDOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS PARA PENSAR UMA HISTÓRIA DO PRESENTE: ATRAVESSAMENTOS E POSSIBILIDADES DA ANÁLISE FOUCAULTIANA DO DISCURSO



Palestrante: Éderson Luis Silveira Doutorando e Mestre em Linguística - Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; Graduação em Letras Vernáculas - Universidade Federal do Rio Grande-FURG. É bolsista de doutorado do CAPES/CNPq.



CV: http://lattes.cnpq.br/9636609353277293



 



13h – LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: ESPAÇOS POSSÍVEIS COM OBRAS DE AUTORIA INDÍGENA



Palestrante: Márcia Dias dos Santos - Mestra em Ciências da Linguagem, Especialista em Linguagem e Educação e Graduada em Letras - Universidade Federal de Rondônia-UNIR. É Poeta, escritora, docente do magistério superior lotada no Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia- DACL/UNIR - Campus de Guajará-Mirim e membro da Academia Guajaramirense de Letras-AGL.



CV: http://lattes.cnpq.br/2106406700714396



 



14h – SEMIÓTICA E CULTURA EM TEMPOS DE CONVICÇÕES



Palestrante: Rômulo Giacome de Oliveira Fernandes - Doutor em Teoria da Literatura e Mestre em Letras - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP; Especialista em Língua Portuguesa - Universidade Federal de Rondônia, UNIR; Bacharel em Direito - Faculdades Integradas de Cacoal-UNESC; Licenciado em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas - Universidade Federal de Rondônia-UNIR; É docente do magistério superior lotado no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UNIR-Campus de Vilhena. Editor do sítio www.teoliterias.blogspot.com.



CV: http://lattes.cnpq.br/2434028210611714



 



15h – PRÁTICAS DISCURSIVAS DE RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE CENSURA CULTURAL



Palestrante: Anísio Batista Pereira - Doutorando em Estudos Linguísticos - Universidade Federal de Uberlândia-UFU; Mestre em Estudos da Linguagem - Universidade Federal de Goiás-UFG; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura- FABEC; Licenciado em Letras - Universidade Federal de Goiás-UFG; Licenciado em Informática - Universidade Estadual de Goiás-UEG. É docente do magistério superior: graduação e pós-graduação, membro do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia-LEDIF/ ILEEL/UFU/CNPq) e bolsista do doutoramento em Linguística da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG/UFU,



CV: http://lattes.cnpq.br/5123270216969087



 



    16h – HISTÓRIA E LITERATURA: OS FIOS NARRATIVOS ENTRE MEADOS PELA MEMÓRIA



Palestrante: Auxiliadora dos Santos Pinto – Doutora em Letras - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP; Mestra em Linguística, Especialista em Administração Pública, Ensino Superior, Gestão de Recursos Humanos, Administração Empresarial e graduada em Letras: Português e Literaturas Portuguesas - Universidade Federal de Rondônia-UNIR. É docente do magistério superior lotada no Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia-DACL/UNIR - Campus de Guajará-Mirim, Vice líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre as Fronteiras Amazônicas-GEIFA/UNIR e membro da Academia Guajaramirense de Letras-AGL.



CV: http://lattes.cnpq.br/9380284076167461



 



17h – A LITERATURA NO NOVO CAMPESINATO CONTEMPORÂNEO



Palestrante: Katryna Cabrini (Paulo de Tarso Cabrini Júnior) - Doutora, Mestra e Graduada em Letras - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Poeta, membro da Academia Bauruense de Letras e docente do magistério superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-IFSP – Campus Avaré e pesquisadora nos Grupos de Pesquisa em Expressão Poética, de Bauru no Grupo de Formação de Professores em Línguas e Literatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- FORPROLL/UFVJM.



CV: http://lattes.cnpq.br/1371003200771765



 



18h – A NARRATIVA COMO FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA DE VOZES FEMININAS NEGRAS NO BRASIL



Palestrante: Mônica Maria dos Santos - Doutoranda em Estudos Literários – Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT, Mestra em Letras, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em Letras: Língua e Literatura - Universidade Federal de Rondônia-UNIR; Especialista em Libras - Faculdade de Educação e Meio Ambiente- FAEMA. É docente do magistério superior na Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT.



CV: http://lattes.cnpq.br/2810283550094313



 



19h – LITERATURA E RESISTÊNCIA NA LITERATURA PERNAMBUCANA DOS ANOS 80: O MOVIMENTO DOS ESCRITORES INDEPENDENTES DE PERNAMBUCO



Palestrante: Jose Eduardo Martins de Barros Melo – Doutor e Mestre em Teoria da Literatura – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP; Especialista em Língua Portuguesa - Universidade Federal de Rondônia-UNIR; Graduado em Letras - Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE. Poetadocente do magistério superior lotado no Departamento Acadêmico de línguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia- DALV/UNIR, líder do Grupo de Pesquisa em Poesia de Autoria Feminina no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste do Brasil-GPFENNCO e membro/pesquisador nos Grupos de Pesquisa em Poética Brasileira Contemporânea (GEPEC) e Literatura, Educação e Cultura: caminhos da alteridade.



CV: http://lattes.cnpq.br/4265515216692794



 



20h – LITERATURA BRASILEIRA E RESISTÊNCIA: (RE)SIGNIFICADO DA HISTÓRIA



Palestrante: Walnice Aparecida Matos Vilalva Pós-Doutora - Universidade de São Paulo-USP; Doutora em Teoria e História Literária-Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP; Mestra em Letras - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP; Graduada em Letras - Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT; Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso-PPGEL/UNEMAT.



CV: http://lattes.cnpq.br/8755570206486476



 



    23 de maio - COMUNICAÇÕES ORAIS



09h00 – A TRANSTEXTUALIDADE DE GENETTE NA OBRA "A NOITE DA ESPERA" DE MILTON HATOUM



Comunicadora: Andrea Tavares Ishimoto - Mestranda em Estudos Literários e Graduada em Letras: Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas - Universidade Federal de Rondônia-UNIR.



CV: http://lattes.cnpq.br/1601231436291551



 



09h30 – BOACÊ METLON: "PALVRA É CORAGEM"



Comunicadora: Aline Rochedo Pachamama (Aline do Carmo Rochedo) mulher Originária do povo Puri. Historiadora, escritora e ilustradora. Doutora em História Cultural pela UFRRJ. Mestre em História Social e Especialista em História do Brasil - Universidade Federal Fluminense-UFF. Idealizadora da Pachamama Editora, (editora formada por mulheres). Participa dos Movimentos dos Povos Originários com ações em prol da valorização e preservação de suas Línguas e do Projeto Arquivo Multimídia da Poesia (em Línguas Indígenas) dos países da CPLP, no âmbito da Cátedra UNESCO da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-Lisboa. Atua na região da Mantiqueira, entre o sul de Minas e o Rio de Janeiro, com mapeamento de mulheres do Povo Puri e o registro de suas histórias, também com a proposta de “Troca de saberes itinerante” com encontros em escolas e espaços públicos e ações pela preservação da Mantiqueira e suas águas minerais.



CV: http://lattes.cnpq.br/8223931279799638



 



10h00 – O ATO DE CRIAR MUNDOS: AJUREMAR, AFRONIZAR, ENCANTAR, VIVÊNCIAS DE UM TERREIRO NA AMAZÔNIA



Comunicador: Anderson Lucas da Costa Pereira - Doutorando e Mestre em Antropologia Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Graduado em Antropologia - Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA; Graduação em Administração - Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA. É membro/cofundador do Coletivo de Negros e Negras Marlene Cunha do Programa de Pós-graduação do Museu Nacional/UFRJ, integrante do Núcleo de Antropologia Simétrica-NanSi e bolsista de doutorado do CNPq.



CV: http://lattes.cnpq.br/8406667115384744



 



10h30 – ENTRE O KALUNGA GRANDE E O KALUNGA PEQUENO: TERRITÓRIOS INVISÍVEIS, IMAGENS ARQUETÍPICAS E ARTES DA ESCURIDÃO



Comunicadora: Lucinea dos Santos Ferreira - Doutoranda Mestra em Antropologia Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Graduação em Ciências Sociais – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC- RIO; Graduação em Letras - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Bolsista de Doutorado do CNPq.



CV: http://lattes.cnpq.br/7450998278378894



 



11h00 – RE(SIGNIFICAÇÕES) DO PASSADO: A LITERATURA ORAL E O TRABALHO COLETIVO



Comunicadora: Girlene da Cruz Ferreira - Mestranda em Literatura e Diversidade Cultural, Especialista em Estudos Literários e Graduação em Letras Vernáculas - Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS.



CV: http://lattes.cnpq.br/4355217440827523



 



11h30 – FRAÇÕES DA VIDA FULNI-Ô: POR UMA ETNOGRAFIA DOS POSSÍVEIS



Comunicadora: Ellen Fernanda Natalino Araujo - Doutoranda em Antropologia Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Mestra em Antropologia - Universidade Federal Fluminense-UFF; Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais - Universidade Federal Fluminense-UFF. Integrante do Núcleo de Antropologia Simétrica-NanSi CV: http://lattes.cnpq.br/3444423019737285



 



   13h00 – POESIA E PERSEGUIÇÃO 'SOCIAL' NA OBRA YACALA, DE ALBERTO DA CUNHA MELO



Comunicadora: Josimeire Santos da Mata - Mestranda em Estudos Literários e Graduada em Pedagogia - Universidade Federal de Rondônia-UNIR; Especialista em Arte-Educação - Faculdade Integrada De Araguatins- FAIARA. É Membro/Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa em Poesia de Autoria Feminina no Norte, no Nordeste



 



 



 



 


Por: Hemilia Maia