Imprimir
Estão abertas inscrições para Workshop sobre educação a distância


Começa nesta segunda-feira (4) as inscrições para o Workshop sobre educação a distância: Ferramentas gratuitas e ideias de como aproveitá-las ofertado pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Cáceres. Trata-se de um projeto de letramento digital nas ferramentas “Google Sala de Aula”, “Google Formulários”, “OBS Studio”, “Da Vinci Resolve”, “Gerenciamento de Canal do You Tube”, Google Meet” e “Zoom”.



As inscrições ocorrerão pelo google formulário de 4 a 9 de maio. É importante ficar atento ao período de inscrição, pois será realizado por etapas. As vagas são limitadas a 10 participantes por turma observando a sequência: professores do curso de Ciências Biológicas da Unemat/Cáceres, comunidade acadêmica do câmpus de Cáceres e, por último, aberto a toda comunidade.



A divulgação do formulário será feita no grupo de WhatsApp do curso de Ciências Biológicas nos dias 04 e 05 de maio, posteriormente o formulário será divulgado no grupo de WhatsApp do câmpus da Unemat nos dias 06 e 07 de maio e, nos dias 8 e 9 de maio será divulgado para toda a comunidade pela mídias sociais.



Serão abertas novas turmas, cada uma com 10 participantes, até que se esgote o interesse pelo curso que será realizado por metodologias ativas. O curso tem duração de 20h.



A primeira aula será no dia 11 de maio, às 9h, no Google Classroom, quando a programação do curso será apresentada. Na sequência os professores exercerão suas construções de sites e atividades com monitoria de dúvidas constante via WhatsApp, Google Sala de Aula e Zoom. Havendo necessidade o TeenViewer também será utilizado.



Para o final do curso e avaliação para emissão de certificado, o candidato terá que apresentar sua plataforma interativa virtual em atendimento de suas próprias demandas.



Segundo o coordenador do Workshop, professor Leandro Nogueira Pressinotti serão disponibilizados vídeos curtos apresentando as funções básicas das plataformas de Ensino a Distância (EAD) disponíveis gratuitamente para permitir o ingresso de docentes nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).



“A ideia é centralizar tutoriais de forma simples e objetiva. Serão debatidos como essas tecnologias podem ser aproveitadas nas atividades docentes rotineiras. No geral apresentaremos ferramentas tecnológicas e como usá-las para permitir o desenvolvimento docente nas atividades a distância”, explicou Pressinotti.



Além do coordenador são membros do projeto de extensão o professor Rodrigo Barretto Vila e o acadêmico Bruno Lima de Oliveira.



  



 


Por: Hemilia Maia