Imprimir
Entenda como o peso determina a nota do SiSU


A Universidade do Estado de Mato Grosso adota pesos diferentes para as áreas de conhecimento do Enem. Assim, a pontuação obtida no Enem não será a mesma da nota utilizada no processo seletivo da Unemat. Entenda como o SiSU calcula a nota final nesse caso.



Quando o candidato se inscreve para cursos que tenham pesos diferentes, para determinada prova do Enem, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da Unemat. Aí, é gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato.



Por exemplo, para quem vai fazer para Direito na Unemat, a prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias é a que tem o maior peso. O que tirar nessas questões do Enem será multiplicado por 4. Já as provas de Ciências Humanas e Redação têm peso 3. Matemática, peso 2 e Ciências da Natureza, peso 1. Depois, é feito o cálculo e a média para o SiSU.



Em outro exemplo prático, o curso de Medicina da Unemat atribui peso 4 para a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, peso 3 para as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Redação e peso 2 para Matemática e suas Tecnologias. Ao se candidatar para essa vaga, a plataforma irá fazer automaticamente um novo cálculo, gerando uma nova nota final.



Da mesma foram acontece com todos os cursos, de acordo com os pesos definidos pela Unemat para cada área do conhecimento. Para conferir os pesos para cada curso, acesse Anexo 3 do edital.



PRINCIPAIS DÚVIDAS



As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem de 2019? Como o SiSU calcula a nota nesses casos?



A Unemat adota pesos diferentes para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente para determinada prova do Enem de 2019, o sistema faz automaticamente o cálculo. É então gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato.



É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes?



Sim. Como a Unemat atribui pesos diferentes nas provas do Enem de 2019 para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.



Como é calculada a nota de corte de cada curso que o SiSU informa como referência?



Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o SiSU calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.



Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte é informada pelo sistema durante o período de inscrição.



O que é a classificação parcial?



Durante o período de inscrição no SiSU, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.



 



 


Por: Danielle Tavares e Nataniel Zanferrari