Imprimir
Unemat devolve resultados da avaliação em saúde realizados com pescadores de Cáceres


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) devolveu nesta segunda-feira (16) os resultados da avaliação em saúde realizados com cerca de 100 pescadores e isqueiros profissionais de Cáceres. A ação faz parte das atividades dos projetos de pesquisa e extensão “Saúde sem Fronteiras”  e “Saúde Mental é essencial” da Unemat que envolve profissionais e acadêmicos dos cursos de História, Enfermagem, Educação Física, Medicina e Biologia.



A ação extensionista aconteceu no dia 06 de dezembro, quando foram realizadas entrevistas e coletados diversos exames como: glicemia, acuidade visual, exame de pele, parasitológicos, aferição da pressão arterial, análise Burnout, que avalia do nível de estresse e esgotamento no trabalho.



A professora da Unemat, Denise da Costa Boamorte Cortela, explica que a partir desse levantamento das condições gerais de saúde dos pescadores será possível definir estratégias de atuação e propor outras ações pontuais para o grupo longo de 2020. “Mesmo assim consideramos importante atender de forma individualizada cada um que se submeteu aos exames e conversarmos sobre as condições de saúde deles, por isso estamos fazendo essa devolutiva”, explicou.



O retorno aos pescadores e isqueiros sobre as condições de saúde foi realizado no auditório do câmpus Jane Vanini, no bairro cavalhada. Os pescadores e isqueiros que não compareceram no dia 16, poderão procurar as equipes dos projetos no dia 20 sexta-feira , a partir das 8 horas na Associação dos Pescadores Profissionais de Cáceres (APPEC).  



 


Por: Lygia Lima