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Acadêmicas de Pedagogia avaliam uso de animação para trabalho de Educação Ambiental


O artigo intitulado “Cinema na escola: o uso do filme Wall-E para o trabalho com educação ambiental” foi publicado na revista científica Educação & Linguagem, nº 2 de 2019. 



O material é assinado pelas acadêmicas do curso de Pedagogia de Cáceres Ariane Barros, Géssica Mayara Taveira da Silva, Jéssica de Arruda Neves, Luana Elky Brito, Rosenildo Ricardo da Silva, Sueli Moreira Figueiredo e o docente Victor Hugo de Oliveira Henrique.



O trabalho discute o uso do filme Wall-E (2008) no processo de ensino e aprendizagem de questões ambientais. A animação, produzida pelos estúdios da Disney e Pixar, com roteiro e direção de Andrew Stanton, traz uma abordagem sobre a produção excessiva de lixo e a degradação do planeta Terra.



De acordo com os autores do artigo, o filme aborda aspectos interessantes que podem ser trabalhados em sala de aula, nas diversas séries do Ensino Fundamental e Médio. “Os filmes propiciam aos alunos a visualização de aspectos que não seriam possíveis serem ilustrados de outro modo”.



Entretanto, alertam que o professor precisa utilizar o recurso de forma crítica, levando os alunos a refletirem sobre as semelhanças e contrapontos existentes entre a ficção e a realidade.



“É importante também que os filmes sejam trabalhados de forma contextualizada, não apenas como um fim em si mesmo, com o intuito de “enfeitar” a aula ou mesmo com a ideia de recreação ou tempo livre, mas com um objetivo traçado cuidadosamente, enviesando e sendo propulsor de um processo de reflexão crítica”.



Para acessar o artigo de forma gratuita: www.fvj.br/revista/.



 


Por: Danielle Tavares