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Unemat segue discussões para implantação da Política de Comunicação


O capítulo da temática “Os públicos estratégicos da Unemat” está disponível no hotsite para conhecimento da comunidade acadêmica e contribuições. Nos próximos dias será disponibilizado também o capítulo com a temática “A comunicação com os públicos internos”. Ambos discutidos entre gestores, profissionais de comunicação, servidores da Unemat e o jornalista, professor e pesquisador, consultor Wilson da Costa Bueno, da Comtexto Comunicação e Pesquisa, durante a Etapa 1 da elaboração da Política de Comunicação da Universidade, realizada no mês de setembro.



As discussões da Etapa 2 foram realizadas esta semana, nos dias 8 e 9, com a presença de representantes da comunidade acadêmica envolvidos com as temáticas “A realização e promoção de eventos e as campanhas de ingresso (vestibular)”, “A gestão da marca”, “A divulgação da pesquisa da Unemat (Comunicação e divulgação científica)” e “A comunicação e a extensão na Unemat”.



As comunidades interna e externa da Universidade podem, desde já, se interar sobre o assunto e interagir com a Comissão de Elaboração da Política de Comunicação, por meio do portal da Unemat e do email politicadecomunicacao@unemat.br. A Comissão receberá contribuições para as temáticas discutidas nas Etapas 1 e 2, até o dia 30 de novembro.



"É importante que a comunidade acadêmica não só participe desse momento de discussões, mas que também enriqueça a elaboração e o desenvolvimento da Política de Comunicação da Unemat com contribuições durante todo o processo", falou Danielle Tavares, presidente da Comissão de Elaboração da Política de Comunicação e supervisora da Assessoria de Comunicação da Unemat. 



Política de Comunicação - A construção da Política de Comunicação da Unemat é uma demanda da comunidade acadêmica e dos profissionais técnicos do Setor de Comunicação da Instituição, em Cáceres. A Unemat publicou, em março de 2018, o Relatório Final do 3° Congresso Universitário com proposições a melhorar a Comunicação da Instituição com seus públicos. A proposição é um amadurecimento do entendimento do papel estratégico desempenhado pela Comunicação em uma organização.



A construção da Política de Comunicação entendendo a Comunicação como uma atividade efetivamente estratégica de inteligência organizacional e não somente operacional é uma necessidade crescente na Unemat que, atualmente, está presente em 38 municípios de Mato Grosso, atende mais de 23 mil alunos e possui mais de 2.000 servidores.



A Política de Comunicação Institucional visa balizar os processos de construção de comunicação, fomentando a cultura organizacional de repasse de informações e a correta utilização das ferramentas de comunicação estabelecidas, viabilizando o processo de comunicação contínua e definindo uma forma de funcionamento integrado das ferramentas de comunicação. É, portanto, imprescindível criar diretriz única, que exiba valores e conceitos compartilhados por toda a organização. Assim, a comunicação passa a ser estratégica quando busca satisfazer as demandas, necessidades e expectativas dos públicos-alvo, em consonância com sua missão e valores.



Temáticas a serem trabalhadas nas próximas etapas - A Comunicação com os públicos externos (geral) e canais de relacionamento para esta interação; A Comunicação da Unemat nas mídias sociais; A comunicação em situações de crise; A gestão da comunicação na Unemat; A internalização da Política de Comunicação na Unemat e As estratégias de relacionamento com a mídia.



 



 


Por: Hemilia Maia