Imprimir
Unemat e Prefeitura iniciam atendimento do segundo ciclo do Reurb


Os moradores dos bairros Aroldo Fanaia, Cohab Velha, Jardim do Trevo, Jardim Guanabara, Jardim Marajoara, Jardim Panorama, Junco, Maracananzinho, Santa Izabel, São Lourenço e Vila Real podem procurar a Prefeitura Municipal de Cáceres a partir desta quarta-feira (11), para iniciar o processo de Regularização Fundiária do seu terreno.



Desde que o atendimento aos moradores de Cáceres começou, em maio desde ano, a procura pelo Programa de Regularização Fundiária Urbana aumentou. Nos últimos dias, o número de atendimentos tem superado a expectativa. A meta da Prefeitura Municipal e da Unemat, que é quem executa o projeto, é regularizar 5 mil imóveis num prazo de 18 meses.



Apesar de iniciar o atendimento para os moradores que estão nos bairros do segundo ciclo, os moradores que residem na área de abrangência do primeiro ciclo ainda poderão continuar procurando o Projeto para iniciar o processo de regularização. Os bairros do primeiro ciclo são: Centro, Distrito Industrial, Garcês, Jardim das Oliveiras, Jardim Imperial, Jardim Paraíso, Jardim São Luiz da Ponte, Rodeio, Santa Cruz, São Miguel e Vila Mariana. O Reurb está sendo executado em cinco etapas a fim de contemplar as diferentes regiões do município.



Os moradores interessados devem preparar a documentação necessária para dar entrada ao processo. Há duas modalidades de Regularização Fundiária Urbana em execução no Projeto: o Reurb – S, destinado a pessoas que se enquadram nos critérios sociais, onde não há qualquer cobrança de taxas ou custas, e o Reurb – E, destinado a pessoas que não se enquadram nesses critérios. Nesse segundo caso, é necessário que o processo tenha um responsável técnico pelas informações e o morador custeia as despesas recorrentes do processo.



“Esse projeto é um sonho que estamos realizando em Cáceres com a ajuda da nossa universidade”, destaca o prefeito Francis Maris. Segundo ele, o desprendimento da Unemat em ajudar a elaborar e também a executar um projeto dessa magnitude sem visar lucro, é um modo de mostrar que é possível desenvolver parcerias onde o beneficiado seja a população. “Nesse sentido, é importante que as pessoas que não tem o documento do seu terreno, que procurem a prefeitura e se informem e não percam essa oportunidade”, finaliza.



O Reurb é um programa realizado pela Prefeitura de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Centro de Inovação de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc) ligado ao Câmpus Jane Vanini com a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) .



 


Por: Lygia Lima – Assessoria