Imprimir
Mostra Réquiem da Terra chama atenção para a degradação do planeta


Na próxima sexta-feira (6), tem início, em Cáceres, a 1ª exposição coletiva de artes plásticas em Mato Grosso promovida pela Associação dos artistas plásticos de Mato Grosso (Artemat), em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres (IHGC). A mostra segue até o domingo (8) no Auditório Maria Sophia da Silva Leite na Secretaria Municipal de Turismo de Cáceres (Sicmatur), das 8h às 17 horas.



A mostra “Réquiem da Terra” tem a finalidade de aguçar reflexão sobre a degradação do planeta, nas suas diversas formas, tais como: agrotóxico, desmatamento, poluição, extração de minerais de forma desordenada, entre outros que colocam em risco a continuidade das espécies.



Durante a exposição, das 14h às 18h, serão ofertadas oficinas destinadas ao público em geral, voltadas às artes plásticas e suas relações com o teatro e a literatura. Para participar é preciso se inscrever pela internet no endereço:  https://eva.faespe.org.br/.



A Exposição apresenta 36 obras, sob a curadoria do professor da Unemat, doutor em Letras, Agnaldo Rodrigues da Silva, com o objetivo de fomentar a conscientização da sociedade sobre os aspectos referentes à degradação do planeta, articulando o belo da arte com a necessidade de preservação da vida.



“A inspiração dos artistas pautou-se na necessidade de pensar a nossa própria sobrevivência, diante da degradação acelerada da natureza, levando gradativamente à extinção a vida existente no planeta, inclusive a humana”, contou Agnaldo Silva.



No período de 16 a 20 de setembro a exposição será realizada, das 9h às 17h, no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá com conferências, palestras, oficinas e mesas-temáticas das 14h às 17h.



 



 



 



 


Por: Hemilia Maia