Imprimir
Unemat inicia obras em Cáceres em convênio com a Finep


Foram realizadas, em Cáceres, as obras de aterro do Centro Integrado de Pesquisa, de Educação e Linguagem (Cinpel) e dos Laboratórios Integrados de Pesquisa em Ciências Ambientais e em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na sequência, os dois prédios serão erguidos na unidade Cidade Universitária do câmpus Jane e Vanini.



A vice-reitora, Nilce Maria, professora do curso do Letras e do mestrado profissional em Letras, lembra que a execução dessas obras vai muito além de erguer prédios. O Cinpel constituirá um espaço para articulação de ensino, pesquisa e extensão de duas áreas importantes para formação, principalmente de professores, e que congregará professores e alunos da pós e da graduação em um espaço para pensar ações entre a academia e a sociedade por meio das escolas.



A WP Construtora é a responsável pela execução das obras que deverão ser concluídas em 365 dias. O Cinpel atenderá os programas de pós-graduação em Linguística e em Educação e os Laboratórios Integrados de Pesquisa, como o nome já diz, os programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e em Genética e Melhoramento de Plantas.



Os aterros custarão à Unemat cerca de 63 mil reais. Já as obras em convênio com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) chegarão a 3,74 milhões de reais, com contrapartida da Unemat de 390 mil reais.



“Esse financiamento foi uma grande conquista, que se materializará em avanços nas pesquisas e na formação de recursos humanos de forma significativa. A Unemat irá, com o incremento desta infraestrutura, potencializar seus resultados de pesquisa garantindo inserção social para toda região Sudoeste e também para o estado de Mato Grosso”, comentou Leonarda Grillo Neves, professora do curso de Agronomia e da pós-graduação em Melhoramento de Plantas e coordenadora do Laboratório de Melhoramento de Plantas.



 



 


Por: Hemilia Maia