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Unemat e Secretaria de Esporte desenvolvem projeto inédito em Mato Grosso


Os pesquisadores do Projeto “A experiência e percurso dos jovens atletas do estado de Mato Grosso no esporte” estão em Água Boa para a realização de mais uma etapa de avaliações que segue até sábado, dia 3. A ação faz parte do projeto inédito sobre a participação de jovens na prática esportiva no Estado de Mato Grosso que é desenvolvido por pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). 



O projeto interdisciplinar e multidimensional envolve pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e especialidades que avaliam os atletas de 12 a 14 anos que participam da etapa Estadual dos Jogos Escolares da Juventude na Categoria B e os de 15 a 17 anos que participam pela Categoria A. São consideradas dimensões como peso, altura e circunferência corporal, capacidades físicas como força e resistência e a história desses jovens junto ao esporte.



O professor da Unemat, Riller Silva Reverdito, doutor em Educação Física e coordenador geral da pesquisa, destaca três grandes objetivos do estudo: conhecer as condições de participação dos jovens no esporte, qualificar a prática esportiva e compreender os efeitos da prática do esporte ao longo do desenvolvimento dos jovens.



De acordo com os pesquisadores e professores da Unemat João Carlos Martins Bressan, mestre em Educação, e Roberto Carlos Vieira Junior, mestre em Biociência, em Mato Grosso a escola é o principal espaço de acesso, de forma organizada e sistematizada, ao esporte. Eles também consideram os Jogos Escolares da Juventude, em todas suas etapas, um dos principais eventos esportivos, por envolver milhares de jovens de todas as regiões do Estado e entendem que ao investigar essa relação, será possível ampliar os aspectos positivos associados a participação dos jovens no esporte.



Segundo o coordenador do projeto, em quatro anos de desenvolvimento das suas ações, foram realizadas mais de 5 mil avaliações, envolvendo em cada etapa 15 avaliadores, além de entrevistas com árbitros e professores/treinadores. “Nesse momento, nosso desafio é tornar os resultados do projeto acessíveis aos treinadores/professores, atletas e gestores do esporte. Para enfrentar esse desafio, estão sendo mobilizados alunos de iniciação científica e pesquisadores em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado”, destacou Riller.



O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte – Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado de Mato Grosso (RedeCedesMT).



Conheça as ações desenvolvidas pelo Cipeef no site: http://caceres.unemat.br/portal/cipeef/ . Contato: cipeef@unemat.br – Telefone: 55(65)3211-2833.



Saiba mais sobre os objetivos do estudo por Riller Riverdito



O primeiro é conhecer as condições de participação dos jovens no esporte, desde as dificuldades percebidas, os espaços e equipamentos disponíveis nos municípios à estrutura familiar. A partir dessas informações será possível conhecer as condições de acesso ao esporte por modalidade, nos municípios e nas macrorregiões. Logo, enquanto aplicação direta, poderá subsidiar decisões no âmbito da promoção de políticas públicas para o esporte de forma mais objetiva em relação a demanda e impacto social.



Depois, o segundo objetivo é oferecer informações que possam qualificar a prática esportiva, desde a organização da aula/treino à formação de treinadores/professores. O treino para jovens exige um conhecimento muito específico, considerando o processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nesse sentido, pensando nos benefícios do esporte ao longo da vida, que depende fundamentalmente da oportunidade de uma prática esportiva de qualidade, poderá auxiliar professores/treinadores no planejamento dos treinos.



O terceiro objetivo é compreender os efeitos da participação dos jovens no esporte ao longo do processo de desenvolvimento. Inúmeras dimensões são associadas de forma positiva com a prática esportiva, como autoestima, autoeficácia, habilidades para a vida, autocontrole do comportamento, rendimento escolar, principalmente em relação a crianças e adolescentes. Porém, ainda são poucos os estudos sistemáticos sobre o tema em nível escolar. Informações sobre essas dimensões possuem inúmeras aplicações, por exemplo, no planejamento de ações como foco na promoção de atividades fisicamente ativas a partir do esporte na escola e comunidade.



 


Por: Hemilia Maia