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Acadêmicos-indígenas da Unemat iniciam etapa presencial


Os 120 professores-indígenas em formação nos cursos de Licenciatura em Pedagogia Intercultural e Licenciatura Intercultural da Faculdade Intercultural Indígena (Faindi) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciaram as aulas da etapa intensiva de estudos presenciais do ano.



A etapa presencial acontece no câmpus da Unemat em Barra do Bugres, nos períodos de férias e recessos escolares. Os acadêmicos-indígenas terão aulas de 1º de julho a 10 de agosto. As turmas atuais contam com alunos de 23 etnias.



A etapa atual sucede a intermediária que foi realizada em cinco polos distintos: na aldeia Marãiwatsédé (localizada no município de Bom Jesus do Araguaia), na aldeia Kopenoty (em Matupá), Majtyri (Santa Terezinha), Rio Verde (Tangará da Serra) e Cravari (Brasnorte). Nessa etapa, os cursistas desenvolvem atividades orientadas pelos professores da Unemat, enquanto ministram aulas nas suas escolas indígenas.



Faculdade Indígena - A formação de professores indígenas, em nível de graduação, é uma prática consolidada na Unemat, que oferta cursos superiores específicos e diferenciados por meio da Faculdade Intercultural Indígena, desde 2001. 



Os cursos de graduação ofertados Faindi/Unemat, exclusivamente para a formação de acadêmicos indígenas, obedecem a uma metodologia diferenciada e são desenvolvidos em duas etapas: presencial e intermediária, esta também chamada de “tempo aldeia”.



Referência nacional e na América Latina na condução intercultural de uma proposta pedagógica de ensino diferenciado e de valorização étnica, a Unemat já formou 450 professores e especializou 140 deles. Este ano, a Faculdade aprovou a oferta mestrado profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, voltado especificamente para os povos indígenas.



 


Por: Hemilia Maia