Imprimir
Estão abertas inscrições para atividade de campo durante Congresso Brasileiro de Ciência do Solo


Ainda há vagas para participação na Mini Reunião de Correlação e Classificação (RCC) de solos na transição Cerrado-Pantanal, que será realizada nos dias 26 e 27 de julho, durante a 37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), que ocorrerá de 21 a 26 de julho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A inscrição na Mini-RCC custa 100 reais e é realizada no site do evento em: http://www.cbcs2019.com.br/inscricoes. A professora da Unemat, Maria Aparecida Pereira Pierangeli, doutora em Ciência do Solo, é uma das organizadoras da atividade.



De acordo com os organizadores do Mini-RCC, durante a visitação será possível fazer o reconhecimento das principais classes de solos do Estado de Mato Grosso, com ênfase nos atributos relacionados ao manejo da fertilidade de solos da região do Cerrado, responsáveis por contribuições significativas no que se refere à produção de grãos, pecuária, fibra e agroenergia do País.



Serão dois dias de atividades de campo. No primeiro dia, o roteiro será pelo Pantanal, de Cuiabá a Poconé, para observação de perfis de Plintossolo, Gleissolo e Planossolo e, no segundo dia, o roteiro será de Cuiabá a Chapada dos Guimarães, com os perfis de Cambissolos e Latossolos. Cada roteiro será realizado das 7 às 19 horas.



Na organização ainda há representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MT), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da UFMT.



37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) - Realizado pela primeira vez no Estado de Mato Grosso, esta edição do Congresso fará parte dos eventos comemorativos pelos 300 anos da capital mato-grossense. O Estado congrega os três principais biomas do País, Pantanal, Amazônia e Cerrado, e se destaca como o maior produtor de grãos e produção pecuária do Brasil.



Esta edição será promovida pelo Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), realizado em uma parceria da Unemat e da UFMT com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o IFMT, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e outras instituições de pesquisa, ensino e extensão do Centro-Oeste brasileiro.



Os professores da Unemat, Cassiano Cremon e Gustavo Caione, representam a Instituição como membros da comissão organizadora do evento. Cassiano é professor da Unemat no câmpus de Cáceres, e Gustavo é professor no câmpus em Alta Floresta, onde é membro do Laboratório de Análises de Solo, Adubo e Foliar (Lasaf) da Unemat.



 


Por: Hemilia Maia