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Professora da Unemat publica em livro sobre Educomunicação e Transmídia


O recém-lançado livro “Educomunicação e Transmídia: Um encontro na escola dos media, ciência e saberes populares”, publicado pela Editora EdUFMT e Editora Sustentável, sob organização de Benedito Dielcio Moreira e Aclyse Mattos, pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.



A professora da Unemat, Antonia Alves Pereira publicou, em coautoria com Cristiane Parente, o artigo “Educomunicação e a construção de ecossistemas comunicacionais nos cursos de jornalismo”.



Para tratar do tema, as autoras partiram de pesquisas sobre a melhoria da comunicação dos atores sociais na cultura escolar salesiana, ao incorporar o paradigma da Educomunicação em seus programas, e de um projeto desenvolvido em escola de comunidade rural, em Itahum (MS). Em seguida, as autoras refletem sobre o paradigma da Educomunicação levado aos cursos superiores, de maneira especial ao Jornalismo.



“Constituído por novas sensibilidades e novos modos de perceber, de sentir e de relacionar-se com o tempo e o espaço, esse entorno comunicativo pode ser assumido pela escola para revitalizar a reorganização dos saberes, dos fluxos de informação e das redes de intercâmbio, ao mesmo tempo em que pode integrar novos modos de representação e de ações cidadãs”, escrevem. Dessa forma, seria possível proporcionar a descentralização de vozes e a interação para a vivência do equilíbrio e harmonia no ambiente em que interagem os atores sociais pelo cuidado da saúde e do bom fluxo das relações e do uso adequado das tecnologias.



A Educomunicação foi apresentada como um campo autônomo do conhecimento pelo pesquisador da USP, Ismar Soares, após pesquisa realizada junto a especialistas e agentes que atuavam na interface Comunicação/Educação, na América Latina, entre os anos de 1997 e 1999.



Saiba mais- O livro reúne textos de professores e estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos com a execução do projeto de Educomunicação, ciências e Outros Saberes. Trata-se de uma pesquisa participativa, cujo propósito foi o de discutir e desenvolver, conjuntamente com professores e alunos de escolas públicas do Ensino Básico, processos e produtos que tivessem relação com o conteúdo escolar e com o dia a dia do estudante.



 


Por: Danielle Tavares