Imprimir
Unemat realiza segunda defesa do Doutorado Interinstitucional em Sociologia com a Federal de São Carlos


A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) realizou na quinta-feira (12) a segunda defesa do Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), realizado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.



O professor José Pereira Filho, do câmpus da Unemat em Tangará da Serra, apresentou a tese ‘Os sitiantes de Córrego das Pedras: Trajetórias de vida e memórias da terra de trabalho’. “Sou um exemplo claro da importância da universidade pública como instrumento de universalização de oportunidades, principalmente para os trabalhadores e seus filhos”, disse o professor. “Permanece, agora, com mais intensidade, o compromisso com a construção de uma sociedade justa, humana e fraterna”, falou José.



A banca examinadora foi composta pelos professores Célia Toledo Lucena, da Universidade de São Paulo (USP); Maria Inês Rauter Mancuso, da UFSCar; Raimundo Nonato Cunha de França, da Unemat; Rodrigo Constante Martins, da UFSCar; além da orientadora, Maria Aparecida de Moraes Silva, da UFSCar.



 



Dinter



O Dinter é um programa institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), com o objetivo de viabilizar a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu, de professores das Instituições de Ensino Superior e formar doutores do quadro permanente de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, de modo a diminuir as assimetrias hoje existentes, além de fomentar a produção acadêmica e fortalecer linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional.



Além do Doutorado Interinstitucional em Sociologia em parceria com a UFSCar, a Unemat atualmente também desenvolve Dinter em Ciências Contábeis em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul; Dinter em Ciência Política em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).


Por: Nataniel Zanferrari