Imprimir
Unemat realiza 1º Seminário de Ciências Criminais


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com o Centro Acadêmico de Direito de Pontes e Lacerda (Cadipel), realizam a 1ª edição do Seminário de Ciências Criminais, nos dias 12, 13 e 14 de junho.



Com o tema ‘Segurança pública, justiça criminal e o encarceramento no Brasil’, participam do evento estudantes de Direito e aéreas afins, bacharéis do curso de Direito, professores de outros cursos, advogados e outros profissionais do sistema de justiça criminal e da segurança pública.



As palestras serão realizadas no período noturno, no Auditório do Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda e, durante o período da tarde, ocorrerão dois minicursos ministrados por professores convidados. A organização é da professora Paula Pereira Gonçalves Alves.



As inscrições podem ser feitas clicando aqui.



 



PALESTRAS NA QUARTA-FEIRA, DIA 12



O recrudescimento do sistema penal e o encarceramento feminino no Brasil



com Valéria Márcia Queiroz



Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Ciências Sociais e em História do Brasil Contemporâneo e graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayao (FFBS), em Goiás, Valéria foi bolsista do programa de doutorado-sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de membro do Observatório Goiano de Direitos Humanos (OGDH), do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (Necrivi) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade da UFG.



 



Os desafios políticos e pedagógicos da construção da segurança pública e social



com Pedro Heitor Barros Geraldo



Pós-doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Ciência Política pela Universidade de Montpellier, na França, mestre em Sociologia e Direito pela UFF e graduado em Direito pea Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Pedro é professor adjunto de Segurança Pública e vice-diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (Ineac) da UFF, onde também é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) e coordena o Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito (NSD).



 



Policiamento ostensivo, encarceramento e (re)produção de desigualdades



com Giane Silvestre



Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Giane é pesquisadora de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP). Giane realizou estágio de doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e é integrante do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (Gevac) da UFSCar e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), além de colaboradora do Ineac e do Observatório de Segurança Pública da Unesp.



 



PALESTRAS NA QUINTA-FEIRA, DIA 13



Pacote Anticrime: uma solução fake



com Giovane Santin



Mestre em Ciências Criminais e especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, Giovane é professor de Direito Penal e Processo Penal da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), além de coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim).



 



O impacto da guerra às drogas sobre o processo de encarceramento em massa brasileiro



com Fernando Antunes Soubhia



Especialista em Direito Penal e Processual Penal e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fernando é defensor Público do Estado de Mato Grosso.



 



É possível pensar para além da punição? Por uma tipologia das respostas estatais às condutas criminalizadas



com Riccardo Cappi



Doutor em Criminologia, mestre em Ciências Econômicas e graduado em Criminologia e em Licenciatura para Habilitação para Ensino pela Universidade Católica da Lovaina, na Bélgica, Ricaro é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e professor colaborador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).



 



PALESTRAS NA SEXTA-FEIRA, DIA 14



Segurança Pública na Fronteira Oeste do Brasil: um diagnóstico sobre Pontes de Lacerda(MT)



com Naldson Ramos da Costa



Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciências Sociais pela Unesp, especialista em Ciências Sociais pela UFMT e graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), Naldson atualmente ´professor da UFMT, além de membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (Nievci) da UFMT e do conselho editorial das revistas ‘Homens do Mato e da Segurança’ e ‘Justiça e Cidadania: Pesquisas aplicadas em Segurança Pública’.



 



Segurança e defesa na fronteira oeste de Mato Grosso: Dilemas e possibilidades,



com Edson Benedito Rondon Filho



Doutor em Sociologia pela UFRGS e mestre em Educação pela UFMT, Edson é especialista em Política Estratégica e Desenvolvimento Regional Aplicada à Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), em Gestão de Inteligência de Segurança Pública e em Gestão de Segurança Pública pela UFMT, além de graduado em Ciências Sociais e em Direito pela UFMT e em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás (APMGO).



Durante o doutorado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Universidade de Versalhes e Saint-Quentin-em-Yvelines, na França, e atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMT, além de membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC) da UFRGS, do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE) e do Nievci da UFMT.



 



Minicursos



O minicurso ‘Observação de audiências judiciais: Uma abordagem empírica da pesquisa em direito’ será ministrado pelo professor Pedro Heitor Barros Geraldo, enquanto o minicurso ‘Pesquisa empírica em Direito: Dando os primeiros passos fora do ninho’ será ministrado pelo professor Riccardo Cappi.


Por: Nataniel Zanferrari