Imprimir
Direito da Unemat realiza júri simulado retratando Caso Bernardo Boldrini


Os alunos do 2º semestre do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres realizaram ontem (4) um júri simulado retratando o caso Bernardo Boldrini, que foi assassinado em 2014.



O júri simulado aconteceu no Plenário do Júri do Fórum da Comarca de Cáceres. O evento é uma atividade extracurricular, coordenada pela professora Ana Paula Dalmás Rodrigues na disciplina de Antropologia Jurídica. A sessão foi pública, contando com a presença de pais e alunos de outras instituições de ensino.



O tema foi escolhido em razão da grande repercussão midiática que teve o julgamento do Caso Bernardo Boldrini em um júri que durou cinco dias, estando disponíveis na internet vários vídeos sobre o julgamento para que os alunos pudessem filtrar as principais teses de defesa e acusação. Também participaram alguns alunos do 1º semestre do curso.



De acordo com a professora Ana Paula, “este tipo de atividade proporciona aos alunos novas experiências podendo despertar o senso crítico e o poder de argumentação e convencimento, atributos indispensáveis ao operador do direito”.



A aluna Karen Giraldelli, que fez o papel da juíza, afirma que vivenciar a prática jurídica é uma oportunidade única e memorável. “O júri nos permitiu observar com êxito o que estamos estudando na Teoria do Direito e como é o cotidiano dos profissionais, sejam eles juízes, representantes do Ministério Público, advogados de defesa, policiais e jurados, sobre os quais recai a nobre e difícil missão de julgar um caso”, disse Karen. “Assim, os erros advindos do nervosismo natural do segundo semestre, que atuaram pela primeira vez diante de um plenário, muitas vezes estiveram presente. No entanto, esses erros e os acertos, certamente, valerão como experiência para o futuro”, defende a aluna.


Por: Assessoria de Comunicação