Imprimir
Unemat promove 2º Semana Nacional de Produtos Orgânicos com Povos Tradicionais da Baixada Cuiabana


Com a temática “Qualidade e saúde do plantio ao prato”, a Universidade do Estado e Mato Grosso (Unemat) promove a 2º Semana Nacional de Produtos Orgânicos com Povos Tradicionais da Baixada Cuiabana, de 6 a 8 de junho. O evento ocorrerá na comunidade de Santana do Taquaral, localizada no município de Santo Antônio do Leverger, na baixada cuiabana.



O evento é aberto ao público em geral, na condição de participante. A inscrição pode ser feita até o dia 07/06, no Sistema de Inscrições para Eventos e Cursos. A programação inclui rodas de conversa, painéis e oficinas.



Na quinta-feira (06/06), às 15h00, haverá roda de conversa sobre “Produto Orgânico - Melhor para a Vida! Qualidade e saúde do plantio ao prato”, com a professora Lisanil Patrocínio (Unemat) e o técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cleiton Leonardo Nascimento de Souza.



A seguir, haverá painel sobre “Políticas Públicas e Potencialidades Econômica Regional para a Agricultura Familiar”, com Ludmila Bodnar (Empaer); “Políticas públicas e inserção da agricultura familiar nos mercados institucionais de PAA e PNAE”, com Marly Aparecida Cruz da Silva (Conab); “Selo da Agricultura familiar”, com Luciana Gallan e Adriana Quixabeira (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário); “Riscos com uso de agrotóxicos e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual” abordado por Jaime Rufino (Universidade de Cuiabá- UNIC).



Nos dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira), das 17 às 19h00, serão oferecidas as oficina “Saúde popular e bem viver”, “Corpo, cultura, poesia e Yoga agroecológica” e danças tradicionais – Cururu e Siriri.



Na sexta-feira (07/06), a partir das 9h00, está programada a realização de painéis sobre “Suicídio de trabalhadores inseridos no Agronegócio”, com Virgínia Luiza Silva Costa, “Políticas públicas voltada para juventude”, tendo como palestrante Ana Carolina de Almeida, “O uso de agrotóxicos e os riscos na saúde da juventude rural”, com a professora Márcia Leopoldina Montanari Corrêa (UFMT), “O papel do Fórum Mato-grossense de combate aos impactos dos agrotóxicos”, com as advogadas Lêda Maria Meira do Carmo Klein e Flávia Mota do Carmo (Ministério Público Federal do Trabalho) e “Impactos dos Agrotóxicos na saúde Humana e Meio Ambiente”, por Jackson Rogério Barbosa (UFMT).



No sábado (08/06), das 8h00 às 12h00, haverá 12 opções de oficinas sobre: preparação de doces com frutas regionais, sabão agroecológico, horta agroecológica, processamento tradicional do óleo e farinha de babaçu, contação de história, iscas para captura de microrganismos eficientes, economia doméstica, substrato orgânico, produção de linguiça artesanal, amarradilhos, bolo de pote, equitação, banana Chips, bonecas negras, desossa de peixe, confecção de brindes com couro de boi e cabelo Afro.



 


Por: Danielle Tavares