Imprimir
Abordando processos participativos e políticas públicas, Unemat realiza 8º Encontro Cacerense de Economia Solidária
Com o tema ‘Processos participativos, organização comunitária-territorial e políticas públicas’, o Encaeses é um espaço de socialização dos conhecimentos produzidos pela economia solidária


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está realizando a 8ª edição do Encontro Cacerense de Economia Solidária (Encaeses), com o tema ‘Processos participativos, organização comunitária-territorial e políticas públicas’. Simultaneamente ocorrem a 2ª edição do Colóquio Nacional de Práticas Sociais, Trabalho Associado e Estudos Freireanos (Contae) e a 12ª edição da Feira Pantaneira Saberes e Sabores. Os eventos tiveram início na terça-feira (28) e seguem até sábado (1º), no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres.



Coordenados pelos professores Laudemir Luiz Zart e Loriége Pessoa Bitencourt, os eventos são realizados pelo núcleo da Unemat integrante da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho), pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (Incubeess) e pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), e vinculado ao projeto ‘Economia Solidária: Pedagogia da cooperação, desenvolvimento territorial, políticas públicas e empreendimentos econômicos de cooperação em Mato Grosso’. Participam do evento estudantes de vários níveis de formação, educadores, agentes ligados aos movimentos sociais, pesquisadores, gestores públicos, autoridades, militantes de causas sociais e trabalhadores do campo e da cidade.



O 8º Encaeses articula reflexões sobre a docência e a formação em espaços como a educação do campo e a economia solidária, e possui como finalidade a conexão de pesquisadores em redes de colaboração, como a Rede Unitrabalho, e cooperação com pesquisadores da Bolívia e da Rede Latino-Americana de Inteligência Territorial, Práxis e Transformação. O Encaeses é ainda um espaço de socialização dos conhecimentos produzidos na pesquisa, nas experiências cotidianas dos grupos sociais e na interação de culturas, na perspectiva de articular agentes sociais e universitários na produção social de conhecimentos pertinentes e a democracia cognitiva sociotransformadora.



De acordo com um dos coordenadores dos eventos, Laudemir Luiz Zart, o Encaeses é um encontro de diálogos compartilhando os saberes e os conhecimentos da economia solidária. “O Encaeses possui uma importância ao articular várias temáticas que resultam da pesquisa, da extensão e do ensino de graduação e pós-graduação, principalmente dos mestrados em Educação e em Geografia. É uma socialização do que fazemos não só na Unemat de Cáceres, mas também na Unemat de Barra do Bugres, Sinop e Tangará da Serra”, explica o coordenador. “É uma congregação de conhecimento de pesquisadores de diversos temas, mas também do conhecimento das pessoas com quem nós estamos trabalhando, os envolvidos nos empreendimentos que também se envolvem na formação, organização e produção deste conhecimento”, afirma Laudemir.



Entre palestras, mesas-redondas e rodas de conversa, o evento contou com a participação dos engenheiros Leonel Wohlfahrt, da Seccional de Mato Grosso da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase-MT), e Willian Savatierra, de San Inácio, na Bolívia; dos professores Cristiane Betanho, da Universidade Federal de Uberdândia (UFU), em Minas Gerais; Danilo Romeu Streck, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul; Edson Caetano e Luiz Augusto Passos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Rosimeire Aparecida de Almeida, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); além de Sirlei da Costa, da Juventude Camponesa e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), e Douglas Alexandre Castrillon Jr, mestrando em Ciências Ambientais pela Unemat.



Também participaram das palestras, mesas-redondas e rodas de conversa do Encaeses e do Contae os professores unematianos Cristiane Gonçalves Ribeiro, Dinairan Dantas de Souza, Eliane dos Santos Martinez Paezano, Evelyn Oliveira Cardoso Santos, Fabrícia Nates dos Santos Galvão, Heloisa Salles Gentil, Ilma Ferreira Machado, Iraci Aguiar Medeiros, João Ivo Puhl, José Ferreira da Costa, Josivaldo Constantino dos Santos, Jucilene de Oliveira Martins, Laudemir Luiz Zart, Loriége Pessoa Bitencourt, Luan Benedito Oliveira da Silva, Marcia Aparecida de Barros da Cruz, Márcia Cristiane Teixeira, Samuel Laudelino da Silva, Sandra Maria Soares, Sandro Benedito Sguarezi, Tânia Paula da Silva e Vivian Lara Cáceres Dan.


Por: Nataniel Zanferrari