Imprimir
Jornalismo/Unemat participa de Jornada em Defesa da Reforma Agrária em Cuiabá
Os estudantes de Jornalismo estão realizando a cobertura do evento


O curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra está participando da 2ª edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura), que teve início ontem (27) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá e segue até amanhã (29).



A Jura reúne vasta programação centrada no debate sobre os problemas causados pelo desenvolvimentismo e o agronegócio e acerca de um novo modelo de sociedade, baseado no respeito ao meio ambiente, distribuição de riquezas, atenção aos direitos humanos e à diversidade do povo brasileiro.



O professor do curso de Jornalismo, Gibran Luis Lachowski, participou de uma roda de conversa na segunda-feira à tarde sobre jornalismo e agronegócio, no auditório de Agronomia e Zootecnia. Também participaram da roda de conversa o jornalista, advogado e blogueiro Enock Cavalcanti e o professor de Jornalismo da UFMT, Vinicius Souza, que também integra o coletivo Jornalistas Livres.



Lachowski associou o oligopólio da mídia comercial com o modelo de desenvolvimento socioeconômico e político do agronegócio em Mato Grosso. “Ambos fazem mal à saúde da sociedade, pois há muito agrotóxico, uso excessivo de recursos públicos sem o devido retorno social e falta de liberdade de informação”, pontuou. “Por isso é preciso um modelo de sociedade e um jornalismo que concentrem esforços na agroecologia, na agricultura familiar, no mercado interno, na democratização da comunicação, na valorização dos salários e condições de trabalho dos jornalistas”, disse o professor.



Outro professor do curso de Jornalismo da Unemat de Tangará que participa da Jura é Eduardo Medeiros. Ele orienta trabalho de campo de estudantes, que estão envolvidos com a cobertura jornalística do evento. Os textos de Lorraine Costa, Nathali Luize, Ronaldo Oliveira e Taian Franco estão sendo publicados no blog do curso e replicados pelo Grupo de Trabalho de Comunicação da Jura. O blog pode ser acessado clicando aqui.


Por: Assessoria/Jornalismo Tangará da Serra