Imprimir
Equipe Unemat/UFMT está entre os 10 finalistas do Desafio InovaPork


Uma equipe formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está classificada entre os dez finalistas nacionais do Desafio de Inovação na Suinocultura para Startups, o InovaPork. O evento é realizado pelo Centro de Pesquisa de Suínos e Aves da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).



A equipe multidisciplinar, composta por estudantes e profissionais dos Câmpus Universitários de Sinop da Unemat e da UFMT, representará Mato Grosso com uma proposta de alimentação de precisão para matrizes suínas. A equipe conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFMT e da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).



O Projeto Smart Pig teve origem na 1ª edição do InovaNepas, idealizada e organizada pelo Núcleo de Estudos em Peixes, Aves e Suínos (Nepas) da UFMT. O evento teve como propósito desenvolver ideias inovadoras para solucionar problemas práticos da suinocultura, integrando o conhecimento e experiência de suinocultores, acadêmicos, profissionais e professores de diferentes áreas. Visita técnica, palestras, workshops e mentorias fizeram parte da programação, além do desafio de ideias entre equipes formadas pelos participantes. “A proposta foi capacitar e fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo no ambiente universitário para resolução de problemas do agronegócio”, comenta o membro da equipe organizadora, professor Handrey Borges Araújo.



Ao final do InovaNepas, a proposta desenvolvida pelos participantes com maior potencial de aplicação em suinocultura foi inscrita no InovaPork, que possui a proposta de fomentar a inovação de impacto na suinocultura e atrair pessoas com ideias inovadoras, colaborando para que se tornem negócios e soluções para a cadeia produtiva de suínos.



Classificada entre os dez finalistas nacionais após duas etapas eliminatórias, os participantes irão até a Embrapa Suínos e Aves em Concórdia, em Santa Catarina. As equipes finalistas estarão reunidas em palestras, imersões, workshops e visitas durantes três dias, com a finalidade de amadurecer suas propostas. As propostas serão apresentadas em um evento aberto ao público no dia 2 de junho, que contará com a presença de suinocultores, empresas e entidades relacionadas com a cadeia produtiva de suínos. A equipe vencedora estará classificada para a etapa final do Pontes para Inovação, uma iniciativa da Embrapa em parceria com empresas e instituições do setor, com a finalidade de conectar as agritechs com investidores.



 



Equipe SmartPig



- Huanderson Gomes Brito, aluno de Zootecnia da UFMT e técnico em Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)



- Juliano Agnolin, técnico em Mecânica Industrial e designer de máquinas da ConcórdiaTec



- Luís Felipe Santos, aluno de Engenharia Civil da Unemat, designer e desenvolvedor web



- Maicon Sbardella, professor da UFMT com doutorado e mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Agronegócios também pela USP e graduação em Zootecnia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)



- Tales Nereu Bogoni, professor da Unemat com doutorado e mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e graduação em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná.


Por: Nataniel Zanferrari