Imprimir
Professor da Unemat participa de lançamento de campanha da Organização Mundial de Saúde


A campanha ‘Nursing Now’ (do inglês, ‘Enfermagem Agora’) é uma inciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que visa, até o final de 2020, maximizar a contribuição da Enfermagem no enfrentamento dos desafios de saúde do Século XXI. O professor Josué Souza Gleriano, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat), participou do lançamento da campanha.



No Brasil, a campanha foi lançada a nível nacional na última quarta-feira (24) na Gerência Regional de Brasília (Gereb) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e também a nível internacional na quinta-feira (25), na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (Eerp) da Universidade de São Paulo (USP), a campanha foi lançada com a presença da cientista-chefe da OMS, Elizabeth Iro, das Ilhas Cook; da presidente do ICN, a irlandesa Annette Kennedy; e da diretora executiva da Global Nursing Now, a britânica Londres, Barbara Stilwell.



A campanha assume os objetivos de valorizar a contribuição dos profissionais de Enfermagem na garantia e ampliação do acesso à saúde da população. A campanha possui um cunho social de promover integração entre diferentes atores, organizações empregadoras, conselhos e o sistema de saúde brasileiro no intuito de promover melhorias das condições de vida à população, superar os desafios enfrentados por essa profissão, especialmente no âmbito político. A partir desse evento, várias iniciativas serão articuladas para cumprimento dos consensos da Carta de Brasília, assinada pelas entidades.



O professor de Políticas de Saúde, Josué Souza Gleriano, do curso de Enfermagem da Unemat em Tangará da Serra, cursa doutorado na Eerp-USP, e é membro da representação discente na Comissão de Pós-Graduação, além de integrar o Grupo de Trabalho da USP no planejamento das atividades da Campanha Nursing Now.



Josué destaca a importância dos centros de formação profissional na área de Enfermagem ampliarem o diálogo sobre a campanha em todos os espaços do ensino, da pesquisa e extensão. “É necessário assumir um diálogo constante da Universidade e dos conselhos de representação com os serviços de saúde para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem e para a valorização profissional”, explica Josué. “Para alcançar as metas até 2020, as ações desencadeadas nas instituições de Ensino Superior devem fortalecer e disseminar práticas efetivas e inovadoras de Enfermagem com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional”, conclui.


Por: Nataniel Zanferrari