Imprimir
Servidores participam de curso de capacitação para Facilitadores em Círculos de Construção de Paz


Docentes e Profissionais Técnico-administrativos (PTES) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participam do curso de capacitação para Facilitadores em Círculos de Construção de Paz, realizado de 29 de abril a 03 de maio, na Sede do Sindicato dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (Sintesmat), em Cáceres.



São 11 vagas para servidores da Unemat, divididas entre representantes das Pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proec), Administração (Prad), Assuntos Estudantis (Prae), Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), além do Gabinete da Reitoria e Câmpus Universitário de Cáceres.



A atividade é decorrente do protocolo de intenções, firmado entre Unemat e Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ/MT), por meio do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa e Centro Judiciário de Solução de Conflitos, com o objetivo de difundir métodos consensuais e práticas restaurativas.



Assinado em 14 de setembro de 2018, o documento sinaliza a intenção conjunta de promover a aprendizagem social decorrente da superação não violenta de conflitos, pelo seu alcance político, pedagógico e emancipatório de cidadania.



Dentre outras ações, servidores da Unemat também participaram de uma prática de justiça restaurativa, no dia 15 de março deste ano.



Pacto Universitário - A Unemat aderiu ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, em 15 de maio de 2017. O objetivo é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES, numa iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. 



Essas atividades, previstas no protocolo de intenção e no acordo de cooperação, são formas de colocar em prática o plano de trabalho do Pacto Universitário.



 



 


Por: Danielle Tavares