Imprimir
PLANO DE GESTÃO 2019-2022: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec)
A Proec continuará incentivando a criação e expansão de projetos e programas de extensão e cultura. Na foto, apresentação da peça teatral 'Mulheres da terra' pelo grupo Cena Onze em celebração dos 40 anos da Unemat


A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Leonarda Grillo Neves, apresentou as metas e ações a serem realizadas em curto, médio e longo prazo pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat). Elaborado de forma articulada com as deliberações do Planejamento Estratégico Participativo (PEP), do 3º Congresso Universitário e do Caderno e Propostas da Gestão, as ações foram apresentadas no dia 16 de abril durante a 1ª Sessão do Conselho Universitário (Consuni) da Unemat. A pró-reitora também apresentou as ações da pasta aos diretores político-pedagógicos e financeiros e aos diretores administrativos dos 13 câmpus da Unemat em reunião realizada na terça (23) e quarta-feira (24).



Após apresentar a equipe da Proec, a pró-reitora expôs um comparativo da quantidade de projetos de extensão e bolsas da Unemat com outras universidades. Atualmente a Unemat possui 860 professores efetivos, 322 projetos de extensão e 158 bolsas de extensão. “Precisamos entender que todas as nossas ações de extensão universitária não podem ser para a sociedade e, sim, com a sociedade”, ressaltou a pró-reitora. “A sociedade precisa estar presente nos projetos, a sociedade precisa pensar junto conosco quais as necessidades que ela precisa que sejam atendidas”, explicou.



De acordo com Leonarda, o plano de gestão da Proec focará em três grandes pontos neste ano: diagnóstico das ações de extensão, adequações às políticas nacionais de extensão e fortalecimento da extensão nos câmpus e redes da Unemat. Além disso, ao decorrer da gestão, planeja-se abordar os componentes curriculares da extensão, o fortalecimento da internacionalização institucional e fortalecer o papel da extensão junto aos programas de pós-graduação.



A Pró-Reitoria também promoverá a 10ª edição do Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (Serex), que ocorrerá nos dias 9 a 11 de setembro no Câmpus de Cáceres e contará com a participação de alunos e professores de 13 instituições públicas de Ensino Superior do Centro-Oeste, Além da própria Unemat.



Estarão presentes cinco universidades federais: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também participarão duas estaduais: Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Duas instituições de Ensino Superior municipais de Goiás também estarão presentes: o Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) e a Universidade de Rio Verde (UniRV), bem como quatro Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: o de Brasília (IFB), o de Mato Grosso (IFMT), o de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o Goiano (IFGoiano).



O 10º Serex ocorrerá juntamente com a 9ª edição da Jornada Científica da Unemat, evento da Universidade que reúne o Congresso Interno de Iniciação Científica (Conic), o Encontro de Representantes Acadêmicos da Unemat (Erau), o Seminário de Extensão (Semex), o Seminário de Pós-Graduação (Sepos), o Seminário do Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) e o Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), além estandes, palestras e muito conhecimento.



Leonarda também destacou a participação da Unemat na 44ª edição do Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), realizado nos dias 12 e 13 de dezembro e sediada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Vitória. No Encontro Nacional do Forproex, o palestrante destaque foi o professor Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra, em Portugal, que defendeu que o futuro das universidades é a extensão, visão compartilhada pela Proec da Unemat.



Outras medidas planejadas pela pasta são a criação das Diretorias de Gestão de Esporte e Lazer e de Gestão de Cultura; e o desenvolvimento de aplicativo de extensão para a Universidade e de um módulo de extensão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).



A Proec continuará incentivando a criação e expansão de projetos, programas, centros e núcleos de extensão, além de prestação de serviços, cursos, eventos e empresas júniores. “Devemos lembrar que, ao citar extensão universitária, já estamos incluindo a cultura, o esporte, o lazer e os direitos humanos, entre outros, pois a extensão envolve todos estes aspectos”, finalizou Leonarda.


Por: Nataniel Zanferrari