Imprimir
Unemat abre inscrições para 8ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal


A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) em parceria com o câmpus de Cáceres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria Municipal de Educação de Cáceres, realizam a 8ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. As inscrições devem ser realizadas até dia 20 de maio.



Realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim) da UNEMAT, a Mostra é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro.



A Mostra incentiva a iniciação científica na Educação Básica, com ênfase na postura investigativa, na observação dos fenômenos e na resolução de problemas pelos alunos, possibilitando que os estudantes pensem em termos de hipóteses, executem experimentos, manipulem instrumentos, discutam, sistematizem seu conhecimento e produzam textos sobre o conhecimento construído, desenvolvendo a linguagem escrita.



Neste projeto, os alunos da Educação Básica das escolas públicas e privadas de Cáceres realizam em equipe, ao longo do ano letivo, a investigação de um problema em qualquer área da ciência ou interdisciplinar, para posteriormente apresentarem os resultados alcançados ao público em geral. “É a Universidade saindo de seus muros e contribuindo para a melhoria da alfabetização científica”, explica um dos coordenadores da Mostra, professor Marcos Francisco Borges.



As inscrições devem ser realizadas no site do evento, que pode ser acessado clicando aqui, até o dia 20 de maio. A equipe deve ser composta de dois a quatro estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, um professor orientador e, caso seja necessário, um coorientador.



 



Resultados da 7ª Mostra



A 7ª edição da Mostra, realizada no ano passado, contou com 140 trabalhos inscritos, envolvendo 480 alunos e 73 professores da Educação Básica, além de 80 professores avaliadores.


Por: Nataniel Zanferrari