Imprimir
Unemat participa do 1º Encontro Regional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis, em Campo Grande


A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antonia Alves, representou a Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) na 1ª edição do Encontro da Regional Centro-Oeste do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace). Realizado na quarta (10) e quinta-feira (11), o evento ocorreu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.



Além dos pró-reitores da Unemat e UFMS, também estiveram presentes os gestores de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).



As discussões do Encontro Regional apresentaram a conjuntura brasileira e implicações no Ensino Superior e na assistência estudantil das Instituições de Ensino Superior (IES), além de possíveis indicadores para afirmação da política de assistência estudantil, as cotas étnico-raciais e as comissões de verificação. Outro importante tema discutido foi a saúde mental da comunidade acadêmica, principalmente dos estudantes, e a atenção que é preciso ter na prevenção e promoção da saúde.



“Ao discutir as questões estudantis com outras IES, percebemos que os desafios são os mesmos, mas que é preciso caminhar coletivamente para buscar soluções”, afirma a pró-reitora da Unemat. “Um dos temas mais desafiadores neste processo é relacionado à saúde mental, pois os estudantes precisam se sentir bem emocionalmente para que seu desempenho acadêmico seja satisfatório”, explica Antonia.



Nesse sentido, a Pró-Reitoria está levando à frente as proposições do 3º Congresso Universitário a respeito de uma política de bem-estar dos alunos, através de parcerias, oferta de oficinas, grupos de vivência e outras atividades afins nas chamadas terapias complementares.



O Encontro Regional do Fonaprace abre espaço para a participação das universidades estaduais, já que é um evento das universidades federais. “Especificamente, neste Fórum, a Unemat e a Uems estreitaram relações para a busca de alternativas viáveis, já que as demandas são muito semelhantes”, disse a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Uems, Márcia Regina Martins Alvarenga.


Por: Nataniel Zanferrari