Imprimir
Unemat participa do 1º Congresso Latino-Americano de Ciências Ambientais, Agrícolas e Florestais


A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) será representada no 1º Congresso Latino-Americano de Ciências Ambientais, Agrícolas e Florestais pelo professor Samuel Laudelino Silva, coordenador do Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (Nater/Unemat). O evento será realizado em Tarija, na Bolívia, nos dias 12 e 13 de abril, na Universidade Autônoma Juan Misaes Saracho (UAJMS).



O professor Laudelino, doutor em Zootecnia, participará de mesa redonda e fará a palestra “Agroecologia e Economia Solidária: campos interativos”. Segundo o professor o convite é desdobramento de ações anteriores desenvolvidas entre o Nater/Unemat e a Universidade Autônoma Gabriel Rene Moreno (UAGRM), em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.



“A participação do Nater/Unemat no Congresso fortalece a internacionalização da Universidade do Estado de Mato Grosso e a pesquisa em espécies nativas através de possíveis parcerias com pesquisadores e instituições latino-americanas e ainda permite discutir possíveis soluções para a produção de alimentos tradicionais e alternativos em quantidade e qualidade”, comentou Laudelino.



Responsáveis pela organização da primeira edição do Congresso, o Colégio de Engenheiros Agrônomos de Tarija e a Organização das Sociedades Científicas do Sistema Universitário Boliviano, trouxeram a pauta a discussão de 13 áreas de estudo envolvendo a temática: Ciências Ambientais, Agrícolas e Florestais.



O professor que também desenvolve o projeto Centro Vocacional Tecnológico de produção orgânica e agroecológica do Pantanal Matogrossense - CVT-Pantanal, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) citou as parcerias com o país vizinho como propulsoras do estreitamento de relações entre as universidades do Brasil e da Bolívia.



Desde 2017 a Unemat participa do Projeto Guapomó que será implantado no município de San Ignácio de Velasco, na Bolívia, em conjunto com a UAGRM e instituições parceiras, assim como participa do Projeto Articulação Pantanal-Bosques secos Chiquitanos para o desenvolvimento sustentável que estuda Conservação, uso sustentável e boa governança da biodiversidade em quatro biomas vulneráveis ​​no centro da América do Sul.


Por: Hemilia Maia